Leia também:
X Ministro da Educação diz que não há como interferir no Enem

Câmara define nova data para Paulo Guedes explicar offshore

Ministro da Economia será ouvido pela Comissão de Trabalho na próxima terça-feira

Henrique Gimenes - 16/11/2021 15h38 | atualizado em 16/11/2021 16h47

Ministro da Economia, Paulo Guedes
Ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: EDU ANDRADE/Ascom/ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já tem uma nova data marcada para comparecer à Câmara dos Deputados e prestar explicações sobre suas contas offshore nas Ilhas Virgens. A nova data escolhida foi a próxima terça-feira (23).

A medida foi tomada pelo presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, Afonso Motta (PDT-RS). Por se tratar de uma convocação, Guedes será obrigado a comparecer; caso contrário, “serão tomadas medidas cabíveis”, informou a comissão.

– A providência segue apenas o expresso no caput do art. 221 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados (RICD), mas não dispensa o cumprimento do inciso I do art. 219, da mesma norma, que diz que o ministro de Estado, quando convocado, comparecerá, pessoalmente, para prestar informações sobre assunto previamente determinado […] Serão tomadas medidas cabíveis, caso o ministro não compareça novamente, tendo em vista o item 3, do art. 13, da Lei nº 1.079/1950, que define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento – completou a comissão em sua nota.

Offshore é o nome dado a empresas localizadas fora do país de origem dos donos. A existência dessas empresas tanto no nome de Guedes quanto no de Campos Neto, presidente do Banco Central, foi divulgada pelo Pandora Papers, investigação de um consórcio internacional de jornalistas.

A investigação tem como base documentos vazados de 14 escritórios internacionais de abertura de empresas em paraísos fiscais no exterior. As matérias citam figuras públicas, políticos e até cantores e monarcas.

Guedes e Campos Neto afirmaram que as participações deles em offshores foram declaradas à Receita Federal, à Comissão de Ética Pública e às demais autoridades brasileiras competentes e não violam a legislação.

Leia também1 Bolsonaro: Servidor terá reajuste se PEC dos Precatórios passar
2 Em Dubai, Jair Bolsonaro vai à pizzaria com ministros
3 Bolsonaro é recebido aos gritos de 'mito' em jantar em Dubai
4 Guedes alerta: “Não apostem contra a economia brasileira”
5 ‘Brasil vai surpreender em 2022’, afirma Paulo Guedes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.