Leia também:
X Marina Silva frustra Haddad e anuncia candidatura a deputada

Câmara convoca ministro da Educação para falar sobre o MEC

Deputados querem explicações sobre suspeitas de corrupção no Ministério da Educação

Pleno.News - 29/06/2022 17h08 | atualizado em 29/06/2022 17h38

Victor Godoy, ministro da Educação Foto: Isac Nóbrega/PR

A Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (29), um requerimento para convocar o ministro da Educação, Victor Godoy, para que ele preste esclarecimentos sobre as suspeitas de corrupção e tráfico de influência no MEC que levaram à prisão do ex-ministro Milton Ribeiro na semana passada.

Como o pedido, de autoria do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), foi aprovado em forma de convocação, e não de convite, a ida de Godoy à Câmara é obrigatória.

A oposição conseguiu votar o requerimento de forma simbólica, num momento em que a base do governo, apesar de ter marcado presença na reunião, não estava presente.

Ainda não há data para a audiência.

– Entendemos a necessidade da convocação do ministro em cima do escândalo do MEC, da Operação Acesso Pago, que envolve diretamente o ministro da Educação, o anterior. Ele, o atual, era secretário-executivo da pasta – declarou Valente.

Nesta terça (28), a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara aprovou um convite para o ministro da Justiça, Anderson Torres, explicar as suspeitas de interferência do governo na operação da Polícia Federal que investiga a atuação do “gabinete paralelo” no MEC durante a gestão do ex-ministro Milton Ribeiro.

O pedido foi feito pelo deputado Bohn Gass (PT-RS) e assinado pelo líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG).

A ofensiva da oposição também conta com o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as suspeitas de irregularidades no MEC, protocolado nesta terça pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é quem tem a prerrogativa de instalar a investigação.

O ex-ministro da Educação foi preso na semana passada, no âmbito das investigações sobre o chamado “gabinete paralelo” no MEC, que controlava a distribuição de verbas a prefeituras. Ele foi solto após o desembargador do TRF-1 Ney Bello cassar a prisão preventiva.

Grampeado pela PF, Ribeiro disse à filha que teria recebido uma ligação do presidente Jair Bolsonaro.

– Ele acha que vão fazer uma busca e apreensão em casa – afirmou.

O inquérito, que havia sido transferido para a Justiça Federal em Brasília depois que Ribeiro deixou o cargo em março e perdeu o foro privilegiado, foi enviado de volta ao Supremo Tribunal Federal (STF) diante das suspeitas de interferência de Bolsonaro.

*AE

Leia também1 Desembargador chama postura do Supremo de "pré-medieval"
2 Homem é preso suspeito de estuprar neta da companheira
3 Aliados de Bolsonaro já indicam um novo nome para a Caixa
4 Ex-guarda nazista de 101 anos é condenado por atos na 2ª Guerra
5 Moraes envia pedido de Randolfe contra Bolsonaro para a PGR

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.