Leia também:
X Não há impeachment em cima de discursos, afirma Lira

Câmara aprova PL que obriga cobertura de tratamento de câncer em casa

Procedimentos de radioterapia e hemoterapia também estão inclusos

Pleno.News - 01/07/2021 20h46

Câmara aprova PL que obriga cobertura de tratamento de câncer em casa Foto: Pexels

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (1º) o projeto que torna obrigatória a cobertura, pelos planos privados de saúde, de tratamentos domiciliares de uso oral contra o câncer, inclusive medicamentos para o controle de efeitos adversos relacionados ao tratamento. A matéria segue para sanção presidencial. As informações são da Agência Brasil.

Oriundo do Senado, o projeto não inclui o Sistema Único de Saúde (SUS). Houve um movimento de senadores para incluí-lo durante a votação, mas, por uma questão regimental que poderia prejudicar o projeto como um todo, a inclusão não ocorreu.

O texto trata dos antineoplásicos, medicamentos utilizados para destruir neoplasmas (massa anormal de tecido) ou células malignas, como câncer. Esses remédios são usados para evitar ou inibir o crescimento e a disseminação de tumores.

A obrigatoriedade se aplica também aos procedimentos radioterápicos e de hemoterapia. De acordo com o texto, os medicamentos devem ser fornecidos em até 48 horas após a prescrição médica e estarem registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O mesmo prazo será aplicado aos tratamentos, sendo obrigatória a comprovação de que o paciente ou seu representante legal recebeu orientações sobre o uso, a conservação e o eventual descarte do medicamento, que pode ser fornecido de maneira fracionada conforme o ciclo de tratamento.

Leia também1 Procon investigará Nestlé por propaganda enganosa em Nesfit
2 Desconto simplificado no IRPF será restrito a quem ganha até R$ 40 mil por ano
3 Ministro de Minas e Energia nega risco de racionamento
4 Itaú é multado em R$ 9 milhões pela Secretaria do Consumidor
5 ANS: Suspensão da venda de 8 planos de saúde entra em vigor

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.