Leia também:
X Polícia de São Paulo apura se bebê já estava morto antes de ataque de pitbull

Câmara aprova PL de Lula que cria instituto em reduto de Motta

Sede do Instituto Federal do Sertão Paraibano será na cidade onde o pai de Hugo Motta é prefeito

Pleno.News - 04/02/2026 10h08 | atualizado em 04/02/2026 14h13

Hugo Motta, Nabor Wanderley e Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (3) um projeto de lei que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano. A sede será no município de Patos (PB), cujo prefeito é Nabor Wanderley (Republicanos), pai do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

A proposta foi o primeiro projeto de lei a ser enviado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Câmara em 2026. O texto foi incorporado a um projeto que cria cargos de provimento efetivo no âmbito dos Ministérios da Educação e da Gestão.

Em vídeo na sua rede social, nesta terça, Motta fez um agradecimento a Lula.

– É a interiorização da educação superior e técnica, capacitando os nossos jovens para o futuro. Quero agradecer ao presidente Lula e ao ministro Camilo Santana por este projeto – disse.

Em 5 de janeiro, seu pai também celebrou o projeto.

– Por conta da localização geográfica, da estrutura que já temos no nosso IF, Patos será sede da reitoria – argumentou.

– Isso fortalece toda a nossa Paraíba, porque mais oportunidades serão criadas – completou.

Nabor é pré-candidato ao Senado e busca o apoio de Lula. No final do ano passado, ele chegou a ser levado pelo filho ao gabinete do petista, como o Pleno.News mostrou aqui.

A proposta teve como relator o deputado Átila Lira (PP-PI), e a votação foi simbólica. O projeto altera uma lei de 2008 que cria os Institutos Federais de Educação para prever o desmembramento do Instituto Federal da Paraíba e estabelecer a instituição. A matéria vai ao Senado.

Se o projeto for aprovado, o Poder Executivo ainda deve publicar um ato para regulamentar o Instituto. O Ministério da Educação nomeará o reitor em caráter pro tempore. Em seguida, haverá um prazo de cinco anos para que haja consulta à comunidade escolar para a indicação do reitor.

*AE

Leia também1 Câmara troca presidentes de seis comissões temáticas
2 Senado aprova gratificação para servidores da Câmara
3 CPMI do Master é protocolada no Congresso Nacional
4 Cármen Lúcia será relatora de Código de Ética do STF, anuncia Fachin
5 PEC da Segurança será avaliada após o carnaval, afirma relator

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.