Leia também:
X Maia determina afastamento de Maluf de seu mandato

Câmara aprova decreto de intervenção no Rio de Janeiro

A sessão deliberativa terminou de madrugada e medida recebeu 340 votos a favor

Camille Dornelles - 20/02/2018 07h23 | atualizado em 05/03/2018 12h34

A Câmara aprovou o decreto presidencial durante a madrugada Foto: Agência Brasil/Wilson Dias

Em sessão que terminou na madrugada desta terça-feira (20), a Câmara dos Deputados aprovou o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro. Com placar de 340 votos a 72, ela segue para o Senado Federal.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), adiantou que a pauta deve ser aprovada em sessão extraordinária nesta tarde. No entanto, a medida já está em vigor desde o dia em que foi lançada, na sexta-feira (16).

Na Câmara, a votação começou com a leitura do parecer da relatora Laura Carneiro (MDB). Ela defendeu que o governo apresente um projeto complementar detalhando o destino dos recursos que iriam às Forças Armadas.

– Ao se referir aos recursos federais, o decreto trouxe um termo absolutamente genérico – apontou. Mesmo assim, pediu a aprovação da pauta.

Depois, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), abriu a votação e disse que a medida faz parte de uma “guerra contra o crime”.

– Não se trata de intervenção militar, longe disso. Vamos votar aqui um decreto de intervenção do governo federal no estado do Rio de Janeiro. Diga-se de forma clara e direta: se fosse uma intervenção militar, esta Casa, com toda a razão e com todo meu apoio e energia, a derrotaria – disse Maia no início da sessão.

Foram contra: todos os representantes dos partidos PCdoB, PSOL e PT e os deputados Waldir Maranhão (Avante), Celso Pansera (MDB), Bacelar (Podemos), Espiridião Amin (PP), Delegado Waldir (PR), Weliton Prado (Pros), Janete Capiberibe (PSB), João Gualberto (PSDB) e Alessandro Molon (Rede).

Leia também1 Maia determina afastamento de Maluf de seu mandato
2 Ministra dos Direitos Humanos pede demissão
3 Eunício: 'Previdência não será votada devido a intervenção'

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.