Leia também:
X Cidadãos acampados no QG são levados para ginásio

Calheiros pede ao STF retorno de Bolsonaro sob pena de prisão

Senador responsabiliza Bolsonaro pelos atos radicais onde os Três Poderes foram depredados

Marcos Melo - 09/01/2023 20h10 | atualizado em 10/01/2023 10h39

Renan Calheiros Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a extradição imediata de Jair Bolsonaro (PL) dos Estados Unidos para o Brasil, sob pena de prisão preventiva caso haja descumprimento. O parlamentar quer que seja estipulado o prazo de 72 horas para o regresso do ex-chefe do Executivo.

Calheiros responsabiliza Bolsonaro pelas manifestações radicais nas quais foi comprometida a integridade material dos Três Poderes, neste domingo (8). Pede ainda a inclusão do nome do ex-presidente como investigado nos ataques.

O senador quer que Bolsonaro preste esclarecimentos sobre “sua participação nos atos antidemocráticos” e fale sobre “sua reunião ocorrida em Orlando” com o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres.

Renan declarou que Bolsonaro, na condição de presidente da República, usou todo o aparato do Estado brasileiro durante os quatro anos de governo “para disseminar suas falas golpistas, preconceituosas e criminosas, cujo objetivo era, no fim, incitar sua turba a provocar uma ruptura institucional”.

O ex-presidente do Senado, Renan Calheiros, responde a nove inquéritos no STF.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.