Leia também:
X Aos 80 anos, Michel Temer é vacinado contra a Covid em SP

Butantan contrata três empresas do mesmo sócio sem licitação

Fundação diz que não é regida pela Lei de Licitações, mas realiza concorrência para aquisição de serviços

Paulo Moura - 27/02/2021 13h34 | atualizado em 27/02/2021 13h35

Instituto Butantan Foto: Reprodução

A Fundação Butantan contratou três empresas do mesmo sócio, sem realizar concorrência, para prestação de serviços de alimentação, limpeza hospitalar e segurança no projeto de vacinação de Serrana, município paulista escolhido como palco de um estudo para observar o impacto da imunização em massa pela Coronavac.

A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo. A publicação aponta que os contratos somam mais de R$ 1,75 milhão com as empresas Resolve Alimentação, Resolv Vigilância e Resolve Prestadora de Serviços. Procurado pela coluna, o Butantan diz que a fundação é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado.

Ainda segundo a fundação, tal caracterização jurídica significa que a instituição não é regida pela Lei de Licitações, e sim por regulamento próprio de compras e contratações aprovado pela curadoria de fundações do Ministério Público.

Embora tenha alegado que não é regida pela Lei de Licitações, a Fundação Butantan traz, em seu próprio site, informações que dão conta de que a instituição realiza, com alguma frequência, pregões para contratação de serviços, alguns deles inclusive já iniciados em 2021.

Em dois editais agendados para este ano, por exemplo, a fundação está realizando processos de concorrência para contratação de serviços de infraestrutura para o centro administrativo do Butantan, que fica no bairro de mesmo nome do órgão na Zona Oeste da capital paulista. Um deles está marcado para o dia 13 de abril e outro para o dia 19.

Leia também1 Aos 80 anos, Michel Temer é vacinado contra a Covid em SP
2 Insumo para 12 milhões de doses da vacina de Oxford chega hoje
3 Diretor da OMS diz que Brasil vive tragédia e fala em '4ª onda'
4 Vacina da Pfizer reduz infecções assintomáticas na 1ª dose
5 MP junto ao TCU quer suspender compra da Covaxin pelo governo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.