Leia também:
X Cresce em 150% apreensão de cocaína pela Polícia Federal

Bruno Covas deixa a UTI após dois dias, mas segue internado

Prefeito se recupera de sangramento no fígado

Paulo Moura - 13/12/2019 13h17

Bruno Covas deixou a UTI mas continua internado Foto: Victor Almeida

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi liberado da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na manhã desta sexta-feira (13), mas permanece internado no hospital Sírio-Libanês por recomendação da equipe médica, que prefere que o paciente permaneça em repouso e seja observado por mais um período. Ainda não há previsão de alta. A pedido dos médicos, o prefeito cancelou sua agenda de compromissos do dia.

Covas foi passado para a unidade semi-intensiva, na qual o monitoramento não é permanente, mas os cuidados são mais intensos do que em um quarto. Ele deverá voltar a receber medicação anticoagulante em breve, e por isso também os médicos querem tê-lo próximo para o controle rápido de qualquer intercorrência, já que ele está com o fígado ferido e inflamado.

Covas estava na UTI desde quarta-feira (11) para tratar de um sangramento no órgão, mas já estava internado no hospital desde domingo (8) para fazer exames e a quarta sessão de quimioterapia para atacar um câncer na região do estômago.

Na tarde de segunda-feira (9), foram instalados clipes no fígado de Covas para o acompanhamento da evolução da metástase que atinge o órgão. Na tarde de quarta, o prefeito se queixou de dores fortes na região e e uma tomografia constatou o sangramento.

Covas, então, foi submetido a uma intervenção de duas horas, descrita pela equipe médica como minimamente invasiva, para estancar o sangramento e levado à UTI para observação. David Uip, médico infectologista que acompanha o tratamento, disse que o sangramento foi extremamente preocupante, exigiu ação rápida e mobilização de muitos profissionais. Ele também ressaltou que o sangramento foi um problema completamente mecânico, não relacionado a efeitos da quimioterapia, que, portanto, terá sua programação mantida. Serão oito sessões até fevereiro.

*Folhapress

Leia também1 Bruno Covas tem melhora após sangramento no fígado
2 Câncer: Saiba mais sobre a doença e como se prevenir
3 Bruno Covas vai para a UTI com sangramento no fígado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.