Leia também:
X Bolsonaro diz que ainda estar à frente do governo é “milagre”

Bretas entrega documentos que rebatem acusações de advogado

Em delação, advogado acusou o juiz da Lava Jato no Rio de praticar tráfico de influência, o que o magistrado nega

Pleno.News - 22/06/2021 07h57 | atualizado em 22/06/2021 09h57

Juiz Marcelo Bretas Foto: Reprodução

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, responsável por julgar os processos do braço fluminense da Lava Jato, apresentou na segunda-feira (21) documentos oficiais e vídeos de audiências nos processos administrativos abertos para apurar as acusações de irregularidades feitas pelo advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho.

O material foi entregue às Corregedorias do Tribunal Regional Federal 2ª Região, no Rio, e do Conselho da Justiça Federal. Os procedimentos foram abertos a partir de reclamações formalizadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Bretas foi citado na proposta de colaboração premiada do advogado, que foi alvo de uma operação da Polícia Federal em outubro do ano passado, sob suspeita de tráfico de influência, e agora tenta a homologação de um acordo com a Procuradoria Geral da República (PGR).

O conteúdo dos anexos da proposta de delação foi revelado pela revista Veja. De acordo com a reportagem, o juiz é apontado como um profissional que negocia penas, orienta advogados, combina estratégias com o Ministério Público, direciona acordos de delação e pressiona investigados. Em nota, Bretas afirmou que o material rebate as “ilações e inverdades” lançadas pelo advogado.

– Vale destacar que o advogado responsável pelas acusações infundadas já admitiu publicamente, conforme publicado amplamente na imprensa, ter recebido oferta de dinheiro para atacar a reputação do Juiz Federal Marcelo Bretas. Toda essa narrativa inverídica, montada sem provas concretas, com objetivo escuso de desacreditar o trabalho da Justiça Federal – completa o juiz.

*AE

Leia também1 Bolsonaro diz que ainda estar à frente do governo é "milagre"
2 Juiz nega prender Keiko, mas a proíbe de se reunir com aliados
3 "Estamos atentos à conjuntura nacional", declara Braga Netto
4 Mulher que 'deu à luz' 10 bebês é presa por 'inventar' gestação
5 Barroso afirma que as eleições são 'seguras e auditáveis'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.