Leia também:
X Justiça determina apreensão de passaporte de Lula

‘Brasil tem estoque para imunizar toda a população’

Ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou, no entanto, que vacinação contra febre amarela só será em áreas de risco

Henrique Gimenes - 25/01/2018 21h57 | atualizado em 26/01/2018 12h57

Ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante inauguração da linha final de produção da vacina contra febre amarela na unidade Libbs Farmacêutica Foto: Agência Brasil/Rovena Rosa

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou, nesta quinta-feira (25), que o Brasil tem um estoque suficiente de vacinas contra a febra amarela para imunizar toda a população que ainda não foi vacinada. O estoque, no entanto, seria em doses fracionadas.

Ricardo Barros afirmou ainda que o país pretende, no entanto, imunizar apenas a população em áreas de risco. De acordo com o ministro, a medida é necessária para evitar riscos desnecessários.

– Há doses fracionadas para todos os brasileiros e há capacidade do governo de imunizar todos os brasileiros, se for necessário. Nós faremos a vacinação nas áreas onde a população tem risco de pegar a febre amarela. Nas áreas em que não há risco, nós não colocaremos a população em risco vacinando porque há reação à vacina, e algumas mortes ocorrem por reação à vacinação – apontou.

A declaração do ministro da Saúde foi dada durante inauguração da nova linha de produção da vacina na unidade da empresa privada Libbs Farmacêutica, na cidade de Embu das Artes, em São Paulo. Ricardo Barros afirmou que o Brasil agora está dobrando sua capacidade de produção das vacinas.

– Então, estamos dobrando a capacidade nacional de fabricação de febre amarela sem prejuízo de que, caso necessário, possamos alterar as linhas de produção e produzir mais. Mas, já é uma capacidade suficiente para atender a toda demanda nacional e às exportações que temos compromisso – explicou.

Leia também1 Vacinação fracionada contra febre amarela começa no Rio
2 São Paulo inicia campanha contra a febre amarela
3 'Quem for para áreas de risco no carnaval deve se vacinar'

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.