Brasil quer US$ 500 milhões do Banco Mundial para TV 3.0
Projeto vai integrar transmissão e internet e ampliar serviços digitais à população
Pleno.News - 05/02/2026 22h14 | atualizado em 06/02/2026 13h54

O governo brasileiro avançou nas tratativas de um financiamento internacional com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial para a implantação da TV 3.0, a nova geração da televisão aberta.
O projeto, liderado pelo Ministério das Comunicações, pode contar com até 500 milhões de dólares (cerca de R$ 2,7 bilhões) para viabilizar a transição tecnológica em todo o país.
A estruturação das linhas de crédito foi debatida em um workshop realizado na última segunda-feira (2) e também na terça (3), em Brasília (DF), com especialistas das duas instituições financeiras e equipes técnicas do governo brasileiro. O encontro tratou de aspectos jurídicos, técnicos, ambientais, sociais e estruturantes necessários para a liberação dos recursos.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou o alcance social do projeto.
– É muito importante e uma satisfação receber aqui especialistas tão experientes para debater esse financiamento, que vai contribuir diretamente para a inclusão digital e social de milhares de brasileiros e brasileiras – afirmou.
No fim do ano passado, a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) aprovou o pleito do ministério para a captação dos recursos. O processo agora está na Casa Civil, responsável pelo envio da Mensagem Presidencial ao Senado Federal, que autoriza a contratação do crédito.
TESTE
Na última segunda-feira (2), a estação-teste da TV 3.0 começou a ser montada na Torre de TV de Brasília (DF). A cerimônia de içamento da antena na Torre contou com a presença de diversas autoridades.
O diretor do Departamento de Radiodifusão, Nelson Alves Pinto Neto, representou o Ministério das Comunicações.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Câmara dos Deputados a iniciarem os testes, utilizando a estrutura da Torre de TV. A previsão é que os primeiros sinais sejam transmitidos no início do mês de março.
NOVA ERA
A TV 3.0 visa unir radiodifusão e internet em um ambiente totalmente baseado em aplicativos, substituindo a lógica tradicional de canais numéricos. A implantação será gradual, começando pelas grandes capitais.
Entre as principais inovações estão: conteúdo ao vivo e sob demanda, de forma integrada; experiência interativa e personalizada; acesso a serviços públicos digitais pela TV; imagem em 4K e 8K, HDR e cores mais vivas; e som imersivo com recursos avançados de acessibilidade.
Com a nova tecnologia, a TV deixará de ser apenas um meio de entretenimento e passará a funcionar também como porta de entrada para serviços digitais, ampliando o acesso da população a informações, educação e políticas públicas. As informações são do Ministério das Comunicações.
Leia também1 Após se sentir mal, senador Jader Barbalho é internado em Belém
2 CPI: Magno Malta quer convocar Marcola, Marcinho VP e Beira-Mar
3 STF define dia para julgar decisão de Dino sobre “penduricalhos”
4 Vereadores de BH avançam para proibir crianças no carnaval
5 PSDB critica Kassab após PSD "puxar" deputados tucanos de SP



















