Brasil quer levar oxigênio em avião da Força Aérea dos EUA
Governo brasileiro pediu ajuda aos EUA para auxiliar no transporte de cilindros de oxigênio para o Amazonas
Pleno.News - 14/01/2021 17h25 | atualizado em 14/01/2021 17h59

Aviões da Força Aérea dos Estados Unidos poderão auxiliar no transporte de cilindros de oxigênio para o Amazonas, onde houve uma explosão de casos de Covid-19. Segundo o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), o governo brasileiro pediu à Embaixada dos Estados Unidos (EUA) que disponibilize as aeronaves.
– Tem lugar que tem oxigênio, mas não tem uma aeronave que transporte oxigênio em cilindro. O único que tem [capacidade para transportar os cilindros] entrou em pane e está em manutenção – disse Ramos.
E continuou.
– Já falei hoje com o ministro (das Relações Exteriores) Ernesto Araújo e estamos tentando, junto à Embaixada, a liberação de um avião da Força Aérea norte-americana, um Galaxy, para levar o oxigênio – afirmou.
Procurada, a Embaixada dos Estados Unidos disse, por meio de sua assessoria, que está ciente do pedido e que está em contato com as autoridades brasileiras para tratar do assunto.
O Hospital Universitário Getúlio Vargas, ligado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ficou cerca de quatro horas sem o insumo nesta quinta-feira (14), o que gerou desespero entre os profissionais, segundo relato de uma médica da unidade ao Estadão/Broadcast.
A profissional que disse que o hospital ficou sem oxigênio não quis se identificar.
*Estadão
Leia também1 Hospitais universitários serão usados para auxiliar Manaus
2 Covid-19: Estoque de oxigênio acaba em hospitais de Manaus
3 Bolsonaro repudia PSOL: "Está na hora de parar de politizar"
4 Bolsonaro sobre vacinas: "A gente não sabe o efeito colateral"
5 Governo estuda priorizar a vacinação com 1 'dose de Oxford'