Brasil prepara relatório contra extradição de Allan, diz site
Documento do Ministério da Justiça será enviado aos Estados Unidos
Henrique Gimenes - 17/11/2021 15h02 | atualizado em 17/11/2021 16h17

Apesar do pedido de extradição de Allan dos Santos, autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o jornalista pode não ser extraditado dos Estados Unidos (EUA). Isto porque, de acordo com o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, o governo prepara um parecer contra a extradição do jornalista.
O documento deverá ser enviado a autoridades dos EUA que já receberam o pedido de extradição, mas que ainda não deram prosseguimento a ela, já que o nome de Allan dos Santos não aparece na lista vermelha da Interpol.
A decisão de Moraes atende a uma solicitação da Polícia Federal (PF). Além do pedido de extradição, ele determinou a prisão preventiva do jornalista. De acordo com o ministro, o órgão “apresentou indícios fortes, plausíveis e razoáveis da vinculação do representado Allan Lopes dos Santos à prática de diversos crimes”.
Segundo o colunista, o documento será preparado pelo Ministério da Justiça e deve trazer como argumentos contra a extradição o fato de Allan ser acusado de “crimes de opinião”.
Allan é alvo de dois inquéritos no STF: um que investiga a suposta divulgação de fake news e ataques a ministros da Corte, e um outro que aponta a possível atuação de uma “milícia digital” que estaria conspirando contra a democracia. Ele atualmente reside nos Estados Unidos.
Leia também1 Mara Maravilha debocha de música de Xuxa: "Débil mental"
2 Allan compara Alexandre de Moraes a estuprador
3 Twitter suspende novo perfil criado por Allan dos Santos
4 Defesa de Allan dos Santos entra com pedido para evitar prisão
5 Allan dos Santos dá aviso ao STF: "Não vão me encontrar calado"