Brasil é o país que tem mais políticos com foro privilegiado
Números exatos divergem, mas são pelo menos oito vezes maiores do que em outras nações
Camille Dornelles - 24/04/2018 13h01 | atualizado em 24/04/2018 13h10

De acordo com o último levantamento feito pela Operação Lava Jato sobre o assunto, 22 mil políticos brasileiros têm foro privilegiado. Os dados são de 2015, quando também foi publicado um estudo da Associação dos Juízes Federais (Ajufe). Essa apontou que o número é de 45,3 mil.
Mesmo com a diferença de 20 mil no total, até a estimativa mais otimista coloca o Brasil no topo do ranking mundial. Como não há um estudo específico sobre isso de forma global, só é possível comparar o Brasil com outras nações que já fizeram esta contagem.
Dentre essas, a que mais têm políticos com foro privilegiado é a China. Ela tem 2.987 parlamentares com o benefício. Quase oito vezes menos do que a estimativa da Lava Jato e 15 vezes o número dado pela Ajufe ao Brasil.
O presidente da Associação, Roberto Veloso, destaca que países como Estados Unidos e Alemanha não tem foro. No caso da nação europeia, há uma exceção muito específica à regra: caso o presidente seja investigado por cometer crime de responsabilidade e a Câmara concorde em conceder o privilégio.
Veloso afirma que é contra o foro e que ele prejudica o andamento da Justiça brasileira.
– O foro está sendo utilizado para proteção de quem pratica crimes – declarou.
Leia também1 PF faz operação em gabinetes de senador e deputado federal
2 Mesmo fora do governo, Cabral quis receber propina
3 Toffoli, do STF, nega pedido de Dirceu para não ser preso