Leia também:
X Bolsonaro sobre Augusto Aras: “Foi amor à primeira vista”

Brasil e Deus são as palavras mais usadas por Bolsonaro

Nome do país já foi utilizado mais de mil vezes em discursos do presidente

Paulo Moura - 02/10/2019 13h49 | atualizado em 02/10/2019 13h53

Presidente Jair Bolsonaro Fotos: Isac Nobrega/PR

Até o último dia 24 de setembro, quando discursou em Nova Iorque na abertura da Assembleia Geral da ONU, o presidente Jair Bolsonaro fez 147 discursos. As 10 horas e 47 minutos de fala do mandatário apontaram que as palavras mais usadas por ele, até o momento, foram Brasil e Deus.

No total, Bolsonaro usou a palavra Brasil, que figura em primeiro lugar nos termos utilizados, 1.079 vezes. Em seguida, Deus apareceu nos discursos do presidente em 360 ocasiões. Não é nenhuma surpresa se levarmos em conta o lema, e nome da coligação, da campanha eleitoral de 2018: Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

A análise, feita pelo jornal O Globo com o apoio de acadêmicos, apontou ainda outros termos frequentes nas falas do mandatário. Brasileiro, por exemplo, foi mencionado 149 vezes. Palavras que têm relação com Forças Armadas também aparecem regularmente. É o caso de militar, com 141 vezes e Exército, com 137.

O potencial mineral do país, defendido por Bolsonaro desde seu período como deputado federal, também marca presença com os termos grafeno, usado em 40 ocasiões, e nióbio, que aparece em 31.

Nos discursos do chefe do executivo, também aparecem com frequência palavras referentes a posições políticas ou ideológicas defendidas por ele. São os casos de patriotismo, com 30 usos, família com 98, Israel com 126. Amazônia, muito citada nos últimos dois meses em discussões internacionais, foi dita 56 vezes.

Leia também1 Bolsonaro sobre Augusto Aras: "Foi amor à primeira vista"
2 Bolsonaro comemora medida sobre venda de bens do tráfico
3 Bolsonaro afirma: “Interesse na Amazônia não é na árvore”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.