Leia também:
X Imagens mostram o momento da prisão de Pedro Castillo

Brasil diz acompanhar situação no Peru com “preocupação”

Em nota, Itamaraty desejou êxito à presidente Dina Boluarte em sua missão como chefe do Estado peruano

Henrique Gimenes - 07/12/2022 19h48 | atualizado em 08/12/2022 11h02

Pedro Castillo Foto: EFE/Paolo Aguilar

Nesta quarta-feira (7), o Ministério da Relações Exteriores do Brasil se manifestou sobre a situação no Peru e disse acompanhar “com preocupação” a situação no país vizinho. Mais cedo, o presidente do país, Pedro Castillo, chegou a dissolver o Congresso, e instalar um governo de exceção, mas acabou sofrendo um impeachment.

Para o governo brasileiro, as medidas tomadas por Castillo são “incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito”.

Diante da situação, a vice assumiu o poder na tarde desta quarta. O Itamaraty desejou “êxito à presidente Dina Boluarte em sua missão como chefe do Estado peruano”.

Leia a íntegra:

O Governo brasileiro acompanha, com preocupação, a situação política interna no Peru que levou à destituição constitucional do Presidente Pedro Castillo pelo Congresso e à sua sucessão pela vice-presidente Dina Boluarte.

As medidas adotadas no dia de hoje, 7 de dezembro, pelo Presidente Pedro Castillo, incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito. Espera-se que a decisão constitucional do Congresso peruano represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru.

O Governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à Presidente Dina Boluarte em sua missão como Chefe do Estado peruano.

Leia também1 Renato Aragão é internado às pressas no Rio de Janeiro
2 Michelle Bolsonaro recebe a Medalha do Mérito Legislativo
3 Após críticas, Casagrande diz que ex-jogadores são mimados
4 Moraes afasta prefeito de MT por ida de caminhões a Brasília
5 Frente Evangélica declara apoio à reeleição de Arthur Lira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.