Boulos lidera intenções de voto para prefeitura de São Paulo
Guilherme Boulos é coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)
Marcos Melo - 08/05/2023 18h06 | atualizado em 08/05/2023 19h27

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta segunda-feira (8), o resultado de um estudo de intenções de voto para a prefeitura de São Paulo, na eleição do próximo ano. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) aparece liderando a prévia, com 31,5%, seguido pelo atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), com 17,8%.
Na modalidade de pesquisa estimulada (quando o eleitor escolhe um nome de uma lista sugerida), o deputado federal Ricardo Salles (PL), que foi ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro (PL), aparece em terceiro lugar, com 10,9% das intenções de voto.
Em quarto lugar, com 7,1%, surge a também deputada federal Tabata Amaral (PSB), e na quinta colocação está o ex-deputado federal Vinicius Poit (Novo), com 5,4%.
FORTES INDICAÇÕES
Em um cenário no qual os candidatos estejam associados ao apoio de figuras de proeminência política no Brasil, o resultado sofre alteração direta. O apoio do presidente Lula (PT) à candidatura de Guilherme Boulos eleva sua prévia para 39,2%.
Ricardo Salles vai ao segundo lugar em um cenário em que seja o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), elevando as intenções de voto a 20,4%, enquanto Ricardo Nunes amarga 13,6%.
Cogitando o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) à candidatura de Tabata Amaral, há uma oscilação para 7,7%. Já Vinicius Poit não obtém qualquer vantagem relevante quando sugerido o apoio de Romeu Zema (Novo-MG).
Foram ouvidos 1.208 eleitores entre os dias 30 de abril e 4 de maio. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais e o grau de confiança da amostra é de 95%.
Leia também1 Boulos diz que CPI do MST quer "criminalizar" o movimento
2 Apoio do PSOL a arcabouço de Lula é incerto: "Temos críticas"
3 Governo pede que MST desocupe áreas invadidas e dialogue
4 Boulos não vai mais relatar MP do Minha Casa, Minha Vida
5 PSOL quer que Prefeitura de SP indenize moradores de rua