Leia também:
X Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X

Boulos cria o “PL Veio da Havan”, que mira “empresários golpistas”

"Que sejam punidos no bolso", disse o psolista

Monique Mello - 05/02/2025 13h39 | atualizado em 05/02/2025 14h06

Guilherme Boulos Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) apresentou um projeto de lei intitulado “PL Véio da Havan”, que visa punir empresas que financiem “tentativas de golpe de Estado”. O projeto protocolado nesta na Câmara nesta terça-feira (4) faz alusão ao empresário Luciano Hang.

– A ideia é fazer com que empresários que incitem, financiem ou apoiem logisticamente tentativas de golpe e ataques à democracia, como aconteceu em 8 de janeiro, sejam punidos no bolso, que é o que mais os afeta – disse o psolista, em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta (5).

– Com a aprovação do projeto, esses empresários serão proibidos de firmar qualquer tipo de contrato com o poder público, participar de licitações e obter empréstimos em bancos públicos. A ideia é que, ao afetar financeiramente, se desestimule a operação de financiamento que ocorreu em 8 de janeiro – continuou.

O projeto estabelece que as sanções sofridas pelos empresários perdurem por 20 anos. Em relação ao nome do PL, Boulos disse que Luciano Hang teve simbolismo nas eleições presidenciais de 2022.

– Ele [Hang] pediu para Bolsonaro “virar a mesa” após a vitória de Lula, foi flagrado em grupos de WhatsApp pela Polícia Federal incitando o golpe e apareceu na delação de Mauro Cid. O objetivo é ser pedagógico e evitar o financiamento do golpismo no Brasil, como ocorreu em 2022, depois da eleição de Lula. Este ano teremos uma missão muito importante. Os bolsonaristas vão tentar aprovar anistia tanto para os golpistas de 8 de janeiro quanto para o próprio Bolsonaro. Precisamos ser firmes, e vamos ser. Somos contra a anistia e a favor da prisão de Bolsonaro – declarou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Guilherme Boulos (@guilhermeboulos.oficial)

Leia também1 PL de Bolsonaro à esquerda: “Você vai me ouvir rugir”
2 STF mantém investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro
3 STF condena homem que furtou réplica da Constituição no 8/1
4 Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X
5 Janja tour: Primeira-dama viajará pelo país com ministros

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.