Boulos afirma ser possível que Lula revogue taxa das blusinhas
"Acho plenamente razoável que se coloque na mesa a revogação da taxa", declarou ministro
Thamirys Andrade - 17/04/2026 17h15

A seis meses das eleições, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência Guilherme Boulos (PSOL) afirmou ser possível que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogue a chamada “taxa das blusinhas”.
Em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, nesta sexta-feira (17), o psolista atribuiu ao Parlamento a responsabilidade pelo imposto envolvendo as compras internacionais.
– É importante dizer que a “taxa das blusinhas” não foi uma iniciativa do governo. Quem colocou a ‘taxa das blusinhas’ foi o Parlamento, a partir de uma pressão e de um lobby de empresas varejistas. O governo sancionou uma lei aprovada pelo Parlamento – assinalou.
Indagado sobre o fato de o governo ter sancionado a proposta, Boulos disse que não estava eximindo o Executivo da responsabilidade.
– O que eu disse aqui não é que o governo não tem responsabilidade na sanção. O que eu disse aqui é que não foi uma lei de iniciativa do governo. O texto que o governo mandou para o Congresso não tinha “taxa das blusinhas”. Isso foi incluído pelo relator e, infelizmente, isso é pouco dito no debate sobre a “taxa das blusinhas” – adicionou.
Na sequência, ele afirmou que é possível rever a medida, mas que para isso é necessário avaliar os impactos.
– Vendo a situação, é preciso fazer um balanço. Quantos empregos gerou ou preservou? Qual foi o custo que isso trouxe para as milhões de pessoas que fazem essas compras por plataformas digitais? Com esse balanço em mãos, com números em mãos, nós podemos tomar uma decisão mais efetiva. Acho plenamente razoável que se coloque na mesa a revogação da taxa. Agora, isso é uma definição do presidente Lula – completou.
Leia também1 Deltan sobre Messias: "Estamos prestes a ter um segundo Xandão"
2 STF marca julgamento que vai decidir se torna Malafaia réu
3 Fachin: "Judiciário está imerso em crise, e é preciso enfrentá-la"
4 Silas Malafaia se manifesta sobre processo de Wagner Moura
5 Moraes vota para condenar Eduardo por "difamar" Tabata



















