Bolsonaro: Zona Franca de Manaus jamais será atingida
Na Marcha pra Jesus, presidente falou sobre redução de impostos
Monique Mello - 29/05/2022 09h06 | atualizado em 30/05/2022 12h33

Em discurso para uma plateia de evangélicos durante a Marcha para Jesus em Manaus, Amazonas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (28), que a Zona Franca não será afetada por medidas econômicas do governo.
– A Zona Franca de Manaus jamais será atingida por este governo. Este governo reduz impostos em todo o Brasil e a redução de impostos é benéfica para todo o país. Ninguém perderá nada aqui reduzindo imposto como IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados]. Nunca vi um país crescer aumentando ou criando novos impostos – disse.
O governo ampliou redução das alíquotas de IPI de 25% para 35%, mas a medida foi suspensa parcialmente por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A decisão vale para produtos que são produzidos em todo o país que concorrem com itens fabricados na Zona Franca de Manaus e atende um pedido do partido Solidariedade.
Na ação, o partido argumentou que reduzir o IPI para produtos de todo o Brasil que concorrem com o da Zona Franca reduz a vantagem dos itens fabricados em Manaus, que já contam com desoneração, o que, segundo o Solidariedade, afeta o desenvolvimento da região e a preservação ambiental.
O governo recorreu da decisão e aguarda a avaliação do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
*AE
Leia também1 'Bolsonaro teria disparado se não fosse a guerra e os combustíveis'
2 Ministros, desembargadores e juízes vão a evento em Portugal pago por empresas com ações pendentes
3 Em Manaus, Jair Bolsonaro e Michelle encontram Sikêra Jr.
4 Mourão revela "ruídos" com o presidente Jair Bolsonaro
5 Bolsonaro desbanca Lula em São Paulo, diz Paraná Pesquisa