Bolsonaro visita Fux às vésperas de indicar ministro ao STF
Presidente deve escolher André Mendonça como sucessor de Marco Aurélio de Mello
Thamirys Andrade - 12/07/2021 16h57 | atualizado em 12/07/2021 19h03

Nesta segunda-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reúne-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, na sede da Corte, em Brasília. O encontro está previsto para às 17h, com duração de cerca de uma hora.
A reunião ocorre às vésperas do chefe do Executivo anunciar o nome de seu indicado para suceder o ministro Marco Aurélio. O magistrado se aposentou nesta segunda-feira, ao completar 75 anos, idade limite para a permanência na Corte.
Aos seus ministros, Bolsonaro disse que indicará o advogado-geral da União, André Mendonça, que também é pastor presbiteriano. Em diversas ocasiões, o presidente se comprometeu a escolher alguém evangélico para ocupar a vaga.
De acordo com o chefe do Executivo, Mendonça é uma pessoa que orgulhará o país e que “defenderá o Brasil dentro do Supremo Tribunal Federal”.
A indicação feita pelo chefe do Executivo precisa passar ainda pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no Senado Federal.
Ao anunciar o nome escolhido, Bolsonaro fará a última indicação à Corte prevista em seu mandato. Em outubro de 2020, o presidente apontou o atual ministro Kassio Nunes como sucessor de Celso de Mello.
Caso seja reeleito em 2022, Bolsonaro poderá indicar mais dois nomes à Suprema Corte.