Leia também:
X Bolsonaro expressa solidariedade: ‘Que a democracia floresça em Cuba’

Bolsonaro visita Fux às vésperas de indicar ministro ao STF

Presidente deve escolher André Mendonça como sucessor de Marco Aurélio de Mello

Thamirys Andrade - 12/07/2021 16h57 | atualizado em 12/07/2021 19h03

Presidente do STF, Luiz Fux, e chefe do Executivo, Jair Bolsonaro Foto: PR/Marcos Corrêa

Nesta segunda-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reúne-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, na sede da Corte, em Brasília. O encontro está previsto para às 17h, com duração de cerca de uma hora.

A reunião ocorre às vésperas do chefe do Executivo anunciar o nome de seu indicado para suceder o ministro Marco Aurélio. O magistrado se aposentou nesta segunda-feira, ao completar 75 anos, idade limite para a permanência na Corte.

Aos seus ministros, Bolsonaro disse que indicará o advogado-geral da União, André Mendonça, que também é pastor presbiteriano. Em diversas ocasiões, o presidente se comprometeu a escolher alguém evangélico para ocupar a vaga.

De acordo com o chefe do Executivo, Mendonça é uma pessoa que orgulhará o país e que “defenderá o Brasil dentro do Supremo Tribunal Federal”.

A indicação feita pelo chefe do Executivo precisa passar ainda pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no Senado Federal.

Ao anunciar o nome escolhido, Bolsonaro fará a última indicação à Corte prevista em seu mandato. Em outubro de 2020, o presidente apontou o atual ministro Kassio Nunes como sucessor de Celso de Mello.

Caso seja reeleito em 2022, Bolsonaro poderá indicar mais dois nomes à Suprema Corte.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.