Bolsonaro veta título de Heroína da Pátria para Nise da Silveira
Presidente afirmou que não é possível avaliar o impacto do trabalho da psiquiatra no desenvolvimento do Brasil
Pleno.News - 25/05/2022 18h23 | atualizado em 26/05/2022 09h39
O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente projeto que inscreveria o nome da psiquiatra Nise Magalhães da Silveira no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O veto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (25).
O projeto, de autoria da deputa deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), foi aprovado pelo Congresso Nacional em abril. Nise da Silveira foi reconhecida mundialmente por revolucionar o tratamento psiquiátrico no Brasil, sendo contra métodos até então tradicionais, como eletrochoques e confinamento.
– Não é possível avaliar a envergadura dos feitos da médica Nise Magalhães da Silveira e o impacto destes no desenvolvimento da Nação, a despeito de sua contribuição para a área da terapia ocupacional – explicou a justificativa do veto.
E continuou:
– Desse modo, ao ouvir as pastas ministeriais, o presidente decidiu vetar a proposição legislativa, pois prioriza-se que personalidades da história do país sejam homenageadas em âmbito nacional, desde que a homenagem não seja inspirada por ideais dissonantes das projeções do Estado Democrático – destacou.
*AE
Leia também1 Eleição presidencial: Confira os 12 nomes que seguem na disputa
2 Michel Temer nega que será candidato da terceira via
3 Congresso analisará veto à Lei Paulo Gustavo em 2 de junho
4 Sergio Reis critica Globo e diz que não participaria de Pantanal
5 Jair Bolsonaro ironiza greve de jornalistas e lembra do lockdown