Leia também:
X Decreto que libera turistas de visto é publicado no DOU

“Bolsonaro vai mostrar que o Brasil é importante”

Diplomata americano avalia imagem do presidente brasileiro nos Estados Unidos

Rafael Ramos - 18/03/2019 16h13 | atualizado em 18/03/2019 18h53

Jair Bolsonaro é visto como quem vai mostrar a importância do Brasil Foto: PR/Alan Santos

Em entrevista ao jornal O Globo, desta segunda-feira (18), o diplomata americano Roger Noriega acredita que os Estados Unidos estão com esperanças de ter uma relação séria com o Brasil. Ele também vê a possibilidade de uma aliança em determinados temas com a equipe do presidente Jair Bolsonaro.

– Eles veem, pela primeira vez em muito tempo, um presidente que quer uma relação positiva com os Estados Unidos e que quer ser um parceiro e estabelecer um relacionamento amigável. Tiveram uma impressão muito boa do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, quando ele chegou aqui, querendo esse tipo de aliança séria com os Estados Unidos.

Ex-embaixador americano e atual coordenador do programa conservador do American Enterprise Institute (AEI), Noriega disse que o mercado brasileiro é um pouco complicado, o que dificulta os negócios com companhias estrangeiras. Entretanto, ele elogiou o comprometimento do país em relação à situação da Venezuela.

– O Brasil não tem interesse em ver este aumento dos refugiados continuar, mas o problema é que, se Nicolás Maduro continuar no poder, você vai ver a crise dos refugiados piorar. Temos um entendimento comum do problema e ambos os países estão mais inclinados a serem mais ativos.

Roger Noriega analisa que a presença do Brasil é basicamente invisível em Washington, mas acredita na forma positiva como Bolsonaro é visto pelo presidente americano.

– O presidente dos Estados Unidos já vê o presidente Bolsonaro de uma maneira muito positiva. Ele é o presidente do país mais importante do Hemisfério Ocidental e potencialmente um dos nossos maiores parceiros. Bolsonaro é um cara bom e vai mostrar que o Brasil é importante.

Leia também1 Ex-assessor de Trump chama Mourão de "voz dissonante"
2 Presidente Bolsonaro visita a sede da CIA, em Washington
3 "Eduardo Bolsonaro ajudaria parando de falar asneira"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.