Leia também:
X Indicado por Dilma, Luiz Fux tem trajetória polêmica no STF

De surpresa, Bolsonaro vai ao STF em despedida de Toffoli

Sessão marcou último dia do ministro como presidente da Corte

Pleno.News - 09/09/2020 20h13 | atualizado em 10/09/2020 12h13

Presidente Jair Bolsonaro e ministro Dias Toffoli, do STF Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quarta-feira (9) da última sessão do ministro Dias Toffoli como presidente da corte. O chefe do Executivo sempre se manteve próximo de Toffoli e aproveitou a despedida do magistrado do cargo para elogiar o trabalho da corte e fazer um gesto em direção aos demais ministros.

Bolsonaro disse que o tribunal é o “santuário da Justiça” no Brasil e afirmou que espera indicar um ministro “que possa realmente cooperar com esta Casa”.

No lugar de Toffoli, assumirá o ministro Luiz Fux. Na gestão dele, o presidente da República deve indicar dois novos integrantes para o Supremo nas vagas de Celso de Mello, que se aposenta em 1º de novembro deste ano, e de Marco Aurélio, que completa 75 anos em julho de 2021.

https://web.facebook.com/watch/?v=1507477656127428&extid=npXjFVpITRoSdopq

Bolsonaro ressaltou que pretende manter com Fux a mesma relação de diálogo que teve com Toffoli. Segundo ele, o atual presidente do STF ajudou o governo em diversos momentos.

Em alguns casos, chegou a surpreender o Executivo “com a capacidade de se antecipar ao problema e apresentar soluções antes mesmo” que fosse procurado.

Após ser convidado por Toffoli para compor a mesa da sessão, o presidente da República se disse “emocionado em ocupar um lugar de destaque a direita do presidente do STF”.

– Até mesmo a Bíblia nos diz como é difícil a missão de julgar. Que Deus ilumine cada um, dos senhores e das senhoras – afirmou.

A harmonia, o diálogo e o entendimento em momentos difíceis buscados por Toffoli foram muito importantes para o destino do Brasil, segundo Bolsonaro.

– Dizer que em muitos momentos, quando o chefe do executivo procurou o STF em decisões monocráticas, vossa excelência muito bem nos recebeu – disse.

O presidente chegou ao plenário do STF enquanto o ministro Alexandre de Moraes fazia um discurso em elogio a Toffoli pela despedida do cargo.

Na sua fala, Moraes destacou a importância da instauração do inquérito das fake news, da qual ele é relator, e disse que Toffoli trabalhou para proteger as instituições.

O magistrado disse que integrantes do STF e seus parentes estavam sendo ameaçados e que a coragem do presidente da corte de instaurar uma investigação de ofício, sem provocação da PGR (Procuradoria-Geral da República), garantiu a independência do Judiciário.

– Nós tínhamos o instrumento na mão, e esse instrumento permitiu, dentro das regras da Constituição, do Estado de Direito e da democracia, uma reação rápida. Instrumento que só foi possível graças à coragem de vossa excelência – elogiou.

Moraes também destacou a redução de processos na corte.

– Vossa excelência, durante estes dois anos, tomou medidas administrativas, em consenso com o plenário, que permitiram a redução drástica dos processos – ressaltou.

Os ministros Gilmar Mendes e Edson Fachin seguiram na mesma linha ao pedirem a palavra para elogiar a gestão do colega.

Já com a presença de Bolsonaro no plenário, Gilmar ressaltou a importância das decisões do Supremo durante a pandemia do novo coronavírus, ressaltou julgamentos que preservaram competências de estados e municípios sobre o tema e falou em “anomia” da União.

Toffoli, por sua vez, disse que “pode ter sido incompreendido” em alguns momentos, mas assegurou que sempre trabalhou para garantir a manutenção do respeito às instituições.

– Aos desafios da jornada, respondi com o diálogo – com os Poderes da República, com a magistratura brasileira, com as instituições essenciais à Justiça, com as entidades da sociedade civil organizada, com os movimentos sociais e com todas as forças democráticas deste país -, visando ao entendimento social e à harmonia entre os Poderes da República – destacou.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro ganha presente do presidente do BC: R$ 200
2 Governo notifica mercados por alta no preço de alimentos
3 Toffoli deixa a presidência do STF: Veja trajetória polêmica
4 Globo "se corrige" após usar foto antiga de panelaços
5 Apresentadora rebate atriz da Globo e defende Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.