Leia também:
X TCU determina que consultoria informe quanto pagou a Moro

Bolsonaro torna oficial o projeto que regulamenta o Fundeb

Medida prevê que estados, Distrito Federal e municípios poderão remunerar, com parte do Fundeb, os psicólogos ou assistentes sociais que façam parte de equipes educacionais

Pleno.News - 28/12/2021 09h15 | atualizado em 28/12/2021 09h26

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Alan Santos

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a alteração da lei 14.133/2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A medida foi publicada na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial da União (DOU).

Convertida na lei 14.276/2021, a proposta prevê que estados, Distrito Federal e municípios poderão remunerar, com parte do Fundeb, os psicólogos ou assistentes sociais, desde que estes integrem as equipes multiprofissionais que atendam os educandos. A norma atualiza as regras do atual Fundeb e é importante para maior equidade redistributiva do fundo.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República destacou que a lei altera o rol de profissionais que poderão obter proporção não inferior a 70% dos recursos anuais totais do Fundeb, passando a listar docentes, profissionais no exercício de funções de suporte pedagógico direto à docência, de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico, bem como os profissionais de funções de apoio técnico, administrativo ou operacional.

Os recursos poderão ser aplicados para reajuste salarial sob a forma de bonificação, abono, aumento de salário, atualização ou correção salarial. A norma também prevê que, em situações de calamidade pública, desastres naturais ou eventos de força maior que não permitam a realização normal de atividades pedagógicas e de aulas presenciais nas escolas participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), deixa de ser obrigatório que a escola cumpra o mínimo de 80% de participação dos estudantes na avaliação para receber a complementação-VAAR.

Um dos indicadores para fins de rateio entre estados e municípios, o potencial de arrecadação tributária dos entes federativos somente será implementado a partir de 2027 e terá como parâmetros as características sociodemográficas e econômicas.

VETO
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei com veto a um dispositivo, o que excepciona a regra de movimentação de recursos do Fundeb em outras contas dos estados, do DF e dos municípios, além das contas únicas instituídas especificamente com a finalidade de executar a folha de pagamento de profissionais da educação.

– A medida geraria impactos na publicidade, no acompanhamento e no controle social do Fundeb, em desacordo o disposto no art. 37 da Constituição, contrariando o conceito de conta única e específica de que trata o art. 21 da referida lei, cujo objetivo é propiciar controle, transparência e rastreabilidade da aplicação dos recursos do Fundeb – justificou a Secretaria-Geral.

*AE

Leia também1 TCU determina que consultoria informe quanto pagou a Moro
2 Positivo vence licitação do TSE para fornecer urnas eletrônicas
3 CNH vai ter novo modelo a partir de 2022. Saiba o que vai mudar!
4 Mulher morde vizinha após briga sobre como disciplinar cachorro
5 Doria 'se apressa' e já imprime cartão de vacinação infantil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.