Leia também:
X Justiça deve conceder “saidinha” recorde a 35 mil presos em SP

Bolsonaro testa negativo e estará na posse de Mendonça, no STF

Sede do Supremo exige comprovante de vacinação ou teste negativo para o vírus

Pleno.News - 15/12/2021 13h41 | atualizado em 15/12/2021 14h11

André Mendonça foi indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro Foto: Isac Nóbrega/PR

O protocolo sanitário adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Covid-19 na Corte gerou dúvida nas últimas semanas sobre a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) na cerimônia de posse do ministro André Mendonça, na próxima quinta-feira (16).

Crítico das políticas de passaporte da vacina, Bolsonaro poderia ser impedido de acessar a instituição por não ter se imunizado, mas ele garantiu presença no evento ao encaminhar, nesta quarta-feira, (15), o teste negativo para Covid-19.

Desde o início de novembro, servidores e visitantes do Supremo são obrigados a apresentar o comprovante de vacinação, com as duas doses do imunizante contra o novo coronavírus, ou um resultado de teste PCR negativo, realizado 72h antes do evento. Segundo a assessoria do Supremo, Bolsonaro fez o teste na noite desta terça-feira (14), o que garantiria seu acesso à sede do STF.

A posse de Mendonça acontecerá em formato presencial, no plenário do Supremo, com restrição ao número de convidados para garantir o distanciamento social.

Em setembro de 2020, logo após a cerimônia que empossou o ministro Luiz Fux como presidente do Tribunal, foi constatada uma onda de infecções por Covid-19 entre as autoridades que compareceram ao evento. Ao menos oito ministros e políticos testaram positivo, dentre eles o próprio Fux.

Embora a lista de convidados para a cerimônia de Mendonça ainda não esteja fechada, assessores do Supremo dizem esperar o mesmo número de autoridades que compareceram à posse de Fux, ou seja, cerca de 50 pessoas reunidas.

Como é de praxe neste tipo de evento, o presidente Bolsonaro deve estar entre os representantes dos Poderes chamados pelo novo ministro.

*AE

Leia também1 Saúde: Hackers usaram login e senha de funcionário do governo
2 PL que proíbe linguagem neutra em escolas é aprovado no MS
3 Ciro e Cid recebiam 'pagamentos sistemáticos de propina', diz PF
4 Bolsonaro acusa Dallagnol de cometer “tráfico de influência”
5 Ciro Gomes culpa Jair Bolsonaro por ser alvo de operação da PF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.