Leia também:
X Suspeito confessa assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira

Bolsonaro supera Lula em popularidade na internet

Com 33 pontos, presidente foi o mais popular do último mês. Petista aparece com 29,4 pontos

Gabriel Mansur - 15/06/2022 14h57 | atualizado em 15/06/2022 15h33

Presidente Jair Bolsonaro Foto: EFE/Nathalia Aguilar

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera o ranking que apurou a popularidade digital dos principais candidatos à Presidência da República no último mês. Os números são do Índice de Popularidade Digital (IPD), calculado diariamente pela empresa de consultoria e pesquisa Quaest. O período analisado foi de 15 de maio a 12 de junho.

Seu maior adversário na corrida eleitoral, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece na sequência, enquanto o principal nome da chamada terceira via, Ciro Gomes (PDT), vem na terceira posição. O chefe do executivo alternou momentos de baixa e alta, mas chegou aos 33 pontos no dia 12 de junho, contra 29,4 de Lula e 23,2 do pedetista.

André Janones (AVANTE), com 16,5 pontos, Luciano Bivar (UNIÃO), com 10,9 pontos, Pablo Marçal (PROS), com 9,1 pontos, e Simone Tebet (MDB), com 7,2 pontos, completam a lista.

O Índice de Popularidade Digital (IPD) varia de 0 a 100 e é calculado diariamente com base em um algoritmo que avalia 152 variáveis das principais redes, como Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipédia e Google.

São monitorados seis itens: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

O índice de Bolsonaro subiu após seu primeiro encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, durante a Cúpula das Américas em Los Angeles, na última quinta (9). Outro fator foi a motociata da qual participou em Orlando para a inauguração de um vice-consulado do Brasil, no sábado (11).

O líder do Planalto também teve um crescimento significativo no dia 24 de maio, quando parabenizou a Polícia Militar do Rio de Janeiro por uma operação que deixou 23 mortos na Vila Cruzeiro.

Leia também1 Bolsonaro: 'Não levo jeito para presidente. Nasci pra ser militar'
2 "Ninguém tem credibilidade que eu tenho no exterior”, diz Lula
3 Bolsonaro ironiza pesquisa que aponta Lula como 'mais honesto'
4 Lula e Bolsonaro recusam entrevista com Renata Lo Prete

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.