Bolsonaro sobre Venezuela: ‘Vamos ao limite do Itamaraty’

Presidente disse que Brasil vai fazer o que puder para restaurar a democracia no país vizinho

Pleno.News
Presidente Jair Bolsonaro e o autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (2), que o Brasil irá “até o limite do Itamaraty” para ajudar a restaurar a democracia na Venezuela. A declaração foi dada à jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Na terça-feira (30), a Venezuela passou por uma situação de crise após o autodeclarado presidente do país, Juan Guaidó, convocar militares e manifestantes contra os apoiadores do presidente Nicolás Maduro. Com os conflitos que se iniciaram no país, representantes do governo brasileiro se reuniram para decidir quais medidas tomar.

Leia também

Para Bolsonaro, as ações de Guaidó podem infringir um desgaste em Nicolás Maduro, já que a “fissura que existe na base dos militares pode subir para o alto escalão”. Ao veículo, ele disse que o Brasil vai fazer o que puder para ajudar a Venezuela.

– Nós vamos até o limite do Itamaraty. Sem partir para as vias de fato, vamos fazer de tudo para restabelecer a democracia na Venezuela – apontou.

O presidente também ressaltou que “Maduro não manda nele mesmo. Quem manda nele são os generais, os cubanos e, em boa parte, os russos. Ele é vigiado o tempo inteiro”.

Mais Lidas