Leia também:
X Niterói fecha comércios e endurece isolamento

Bolsonaro sobre ter Covid-19: “Jamais mentiria para o povo”

Presidente disse que é uma "ingerência" querer que ele mostre seus exames

Gabriela Doria - 21/03/2020 21h17 | atualizado em 22/03/2020 08h07

Presidente Jair Bolsonaro criticou os governadores de SP e RJ Foto: PR/Isác Nóbrega

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, neste sábado (21), que governadores têm usado a situação da pandemia do novo coronavírus para se promover. Em entrevista à CNN Brasil, ele citou João Doria, de São Paulo, Wilson Witzel, do Rio de Janeiro.

– O Doria é um lunático, está fazendo política em cima disso [crise]. Ele é um governador que nega que foi eleito usando o meu nome. Então, eu lamento que ele esteja se aproveitando desse momento para crescer politicamente. Medidas que ele [Doria] e outros governadores têm tomado, como RJ, BA, DF, extrapolam, são excessivas. E o remédio em excesso torna-se um veneno. […] Estão fazendo um clima de terror com as populações desses estados. Temos que levar paz para a população, porque essa onda é grande, é preocupante, mas vai passar – acusou.

Bolsonaro também alfinetou os governadores, que já demonstraram desejo de concorrer à presidência da República.

– Esses poucos governadores que me criticam o tempo todo dizem que eu não tenho liderança, eu só digo uma coisa, as eleições de 2022 estão muito longe ainda para vocês partirem pra esse tipo de ataque – disse.

Questionado sobre o motivo de não ter divulgado os resultados dos dois exames que fez para detectar o novo Covid-19, Jair Bolsonaro afirmou que isto se trata de um assunto pessoal e que não tem obrigação de se expor. Ele também reforçou que não tem a doença.

– E se fizessem o mesmo pedido para quem tem HIV ou câncer? Eu sou chefe do Executivo, eu tenho tratamento especial. Jamais eu mentiria para o povo brasileiro. Eu acho uma intromissão, uma ingerência. Só farei [novo exame] se o Mandetta [ministro da Saúde] ou os meus médicos acharem que eu devo – declarou.

Ele também questionou o tratamento que tem recebido da imprensa neste sentido, uma vez que tem sido cobrado com relação a sua saúde.

– Eles queriam que eu fizesse outro exame [para Covid-19]. Estão muito preocupados com minha saúde. Eu pessoalmente estou tranquilo no tocante a esse vírus. Eu me referi naquele momento como uma “gripezinha” para a minha pessoa. E para mais de 60%, será algo que eles nem sentirão. Entendo que para idosos e pessoas que tenham alguma doença, o vírus poderá ser bastante grave – justificou, fazendo referência a uma declaração anterior.

Com relação aos testes da substância cloroquina para o tratamento da Covid-19, Bolsonaro disse que ainda segue indefinido, que se trata de algo promissor. Ele anunciou também a parceria com um dos laboratórios que já produzem o medicamento.

– Hoje eu tive a grande satisfação de receber um comunicado da diretora de comunicação corporativa da Apsen Farmacêutica e eles se voluntariam para doar o que for necessário em comprimidos de Reuquinol para brasileiros de forma geral. Existe, sim, a possibilidade que o Reuquinol seja eficaz para tratar a Covid-19. Então estamos na frente, cuidando não só das questões do dia a dia mas pensando que esse remédio possa ser eficaz lá na frente – revelou.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.