Leia também:
X Bolsonaro afirma que Guedes é mais do que ministro

Bolsonaro sobre OCDE: “Não é chegou e vai entrando”

Em transmissão ao vivo, presidente disse que, "se Deus quiser, daqui a um ano ou um ano e pouco, estaremos dentro"

Henrique Gimenes - 10/10/2019 21h31

Presidente Jair Bolsonaro durante transmissão ao vivo no Facebook Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira (10) que Argentina e Romênia sempre estiveram na frente do Brasil para uma vaga na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e que o país está “chegando lá”.

Em live nas redes sociais, ele repetiu que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está apoiando o ingresso do Brasil, mas lembrou que não depende só dele, mas também do endosso dos demais países que integram o bloco comercial.

– Não é chegou e vai entrando. Eles fazem uma seleção. E a seleção é a conta gotas, para que esse país novo cumpra tudo que está no estatuto da OCDE, porque eles não podem errar. E o Brasil vai chegar a sua hora – afirmou.

O presidente estimou que a aprovação do país deve demorar mais “um ano ou um ano e pouco” e ressaltou que a candidatura do Brasil segue firme. Ele criticou veículos de imprensa brasileiros que, segundo ele, disseram que o país foi ignorado pelos Estados Unidos.

– Estamos praticamente chegando lá. Só que dois países estavam na frente, Argentina e Romênia (…) Nós continuamos firmes e fortes e, se Deus quiser, daqui a um ano ou um ano e pouco, estaremos dentro, se Deus quiser – disse.

Na transmissão pela internet, o presidente elogiou o tratamento dado pela Folha de S.Paulo à informação. Ele disse que o jornal “acertou” e que espera que seja o começo de “muitos acertos aí”.

Desde a eleição presidencial, porém, Bolsonaro tem criticado a Folha de S.Paulo.

Em carta cujo conteúdo foi divulgado nesta quinta, o governo dos Estados Unidos deu respaldo às candidaturas de Argentina e Romênia para uma vaga na OCDE.

No documento, não há nenhum apoio à candidatura do Brasil -o país não é sequer citado-, mesmo após o governo americano ter anunciado apoio à candidatura brasileira.

Na live semanal, o presidente reconheceu que tem “mágoa da imprensa”. Ele ressaltou que ninguém é imune a críticas, mas que certos ataques doem “na alma”.

– Você está fazendo a coisa certa, ralando e brigando. Às vezes, fica sem dormir. Tenho problema de insonia já – afirmou.

*Folhapress

Leia também1 Pompeo rebate mídia e nega retirada de apoio ao Brasil
2 OCDE: Itamaraty diz que EUA seguem apoiando o Brasil 
3 Embaixada dos EUA apoia a entrada do Brasil na OCDE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.