Leia também:
X ‘Fui vítima de memes porque citei empresa de atriz pornô’

Bolsonaro sobre Hang na CPI: ‘Um fiasco. Tenho vergonha desse G7’

Em sua live semanal, presidente falou sobre o combate à Covid-19 no Brasil e disparou críticas à CPI da Covid

Henrique Gimenes - 30/09/2021 20h23 | atualizado em 01/10/2021 10h46

Nesta quinta-feira (30), em sua tradicional live pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro disparou críticas contra a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid e falou sobre o combate à doença no país. Para Bolsonaro, o depoimento do empresário Luciano Hang no colegiado foi um fiasco.

Os senadores decidiram convocar o empresário após a acusação de que ele, Luciano Hang, teria manipulado informações relacionadas ao tratamento e à morte de sua própria mãe, “para não desmerecer” o tratamento precoce contra a Covid-19. Após o depoimento, Hang concedeu uma entrevista coletiva na qual chamou a CPI de “tribunal de inquisição” e disse ser atacado desde que se “posicionou politicamente”.

Ao comentar o depoimento, Bolsonaro disse que a CPI tenta “criminalizar” quem defende o tratamento precoce para a doença.

– Ontem, [foi] o depoimento do Luciano Hang. Eu assisti [à] parte daquilo. Um fiasco. Tenho vergonha desse G7 que está lá. Não conseguiram nada. É o tempo todo tentando criminalizar as pessoas que defendem o tratamento inicial – ressaltou.

Bolsonaro fez, então, uma defesa desse tratamento inicial e desafiou a imprensa a questionar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se ele usou algum tratamento inicial para a Covid-19.

– Eu quero que a imprensa… Vocês não vão ter coragem de perguntar, quando o ministro Marcelo Queiroga voltar ao Brasil […], pergunte a ele se ele fez algum tratamento inicial nos Estados Unidos, ou se ele ficou quietinho na embaixada tomando paracetamol, ou se ele ficou rezando e usou o protocolo Mandetta, que dizia “fique em casa, quando sentir falta de ar, procure um hospital” – destacou.

Por fim, o presidente criticou diversas medidas adotadas no Brasil durante a pandemia e chegou à questão dos respiradores. Ele questionou, então, se a intenção não era para desviar recursos por meio da compra dos aparelhos.

– Parece que esse protocolo era para obrigar o pessoal a comprar respiradores a qualquer preço […] Será que tudo não fazia parte de um plano? Só que encontraram um presidente da República diferente dos outros, [um] que não se intimidou, que não se acovardou, que não partiu para o “politicamente incorreto”. [Eu] Sempre disse que temos que enfrentar os vírus. Lamentamos as mortes – pontuou.

 

Leia também1 Folha publica resposta de Hang, mas "esconde" atrás de paywall
2 Após CPI, Hang é recebido com festa por funcionários da Havan
3 Quem é Luciano Hang? De filho de operários a bilionário
4 CPI: Renan quer indiciar Luciano Hang “por vários crimes”
5 Hang diz que acionará a Justiça contra senadores da CPI da Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.