Leia também:
X Fux fala em corrigir falhas na distribuição de processos no STF

Bolsonaro sobre chefão do PCC: “Jamais botaria em liberdade”

Em sua live semanal, presidente falou sobre a decisão do STF a respeito do traficante André do Rap

Henrique Gimenes - 15/10/2020 21h08

Presidente Jair Bolsonaro em sua live semanal Foto: Reprodulção

Nesta quinta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro faltou sobre o episódio envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF) que colocou o traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, apontado como chefão do PCC, em liberdade. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, Bolsonaro criticou a tentativa de associar a soltura do traficante ao seu nome e disse que “jamais botaria em liberdade um elemento como esse”.

André do Rap deixou a prisão após o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, conceder um habeas corpus com base no projeto anticrime, sancionado pelo presidente em 2019. Ele se baseou em um artigo da lei que trata da ilegalidade de prisões preventivas após 90 dias. O presidente da Corte, ministro Luiz Fux, acabou suspendendo a decisão, mas o traficante já havia deixado a prisão e, de acordo com o Ministério Público de São Paulo, fugido para o Paraguai.

Nesta quinta, o STF concluiu o julgamento sobre a ordem de prisão de André do Rap e, por 9 votos a 1, a Corte decidiu por manter a prisão do traficante que está foragido. Bolsonaro comentou o julgamento e ressaltou o fato dele ter sido o “culpado” pelo chefe do PCC ter deixado a prisão.

– O Supremo decidiu agora por 9 a 1 que aquele megatraficante deveria continuar preso. Então quando saiu a decisão monocrática de um ministro pela sua liberdade, eu apanhei. “Foi a lei do Bolsonaro que ele sancionou em dezembro que permitiu a soltura do mesmo”. Apanhei bastante. Eu sou o culpado de tudo, responsabilizado por tudo aqui no Brasil – disse.

O presidente então disse que não pretende entrar na polêmica por não ser ministro do Supremo.

– Agora nove outros ministros falaram que deveriam estar presos. Quem está certo e quem errado, os nove ou o um? Eu não vou entrar nessa polêmica, porque não sou ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Eu, por exemplo, jamais botaria em liberdade um elemento como esse que, com toda certeza deforma direta ou indireta, matou muitos policiais pelo Brasil todo e levou à desgraça muitas famílias que se perderam – destacou.

Leia também1 Bolsonaro apresenta kit de 'ética e cidadania' no lugar do 'kit gay'
2 Doria "cobra" Bolsonaro por mais verba para vacina chinesa
3 Bolsonaro critica 'má-fé' da imprensa: "Zero de corrupção"
4 Zambelli sobre Bolsonaro: "Tolerância zero com a corrupção"
5 Senador Chico Rodrigues diz que irá provar sua inocência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.