Bolsonaro se reúne com aliados do PSL para decidir novo partido
Presidente deve se filiar a outra legenda em março
Thamirys Andrade - 27/01/2021 15h46 | atualizado em 27/01/2021 19h55
Na manhã desta quarta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro recebeu no Palácio da Alvorada um grupo de parlamentares do PSL que são alinhados ao governo. A reunião teve como objetivo definir para qual partido eles migrarão. A decisão deve ser tomada em março, para que o presidente dispute a reeleição em 2022.
– [O] Encontro foi político, tratando de eleição de Mesa. Esse pessoal que foi lá [no Alvorada] é o pessoal que está do nosso lado no PSL. Vou [me] reunir com eles novamente para discutir [a] questão partidária, porque não vou eu ir para um partido para, depois, falar para eles: “Olha, fui para tal partido”. Quero participar com eles nessa construção de qual partido nós iremos a partir de março – disse Bolsonaro à imprensa.
Nesta semana, o presidente disse que há muita burocracia e pouco tempo para a criação do seu próprio partido, o Aliança Pelo Brasil, e por isso cogita legendas já existentes.
Jair Bolsonaro deixou o PSL após discórdias com o presidente da sigla, Luciano Bivar (PE). O partido ficou dividido entre alas de apoio ao presidente da República e ao apoio à própria legenda.
A cisão refletiu recentemente no apoio a candidatos à liderança da Câmara dos Deputados. Primeiro, o PSL declarou apoio a Baleia Rossi (MDB), candidato de Rodrigo Maia. Após pressões dos parlamentares aliados a Bolsonaro, o partido migrou para o bloco de Arthur Lira, apoiado pelo Palácio do Planalto.
Leia também1 Mourão fala em uma possível "reorganização do governo"
2 'Apelamos que não façam greve', diz Bolsonaro a caminhoneiros
3 Procuradores pedem que STF revogue acesso de Lula a dados
4 Eduardo: 'Leite condensado não se mistura com mortadela'
5 TCU 'manda' Pazuello explicar distribuição de cloroquina