Leia também:
X Oposição tenta emplacar CPI da Covid-19 na Câmara

Bolsonaro ri ao ouvir que Nunes irá relatar impeachment

Presidente também comentou a polêmica com o senador Jorge Kajuru

Pleno.News - 13/04/2021 12h54 | atualizado em 13/04/2021 13h08

Bolsonaro rindo à noite em conversa com apoiadores
Bolsonaro afirmou que foi o senador Kajuru quem ligou para ele Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro riu ao ouvir de um apoiador, na noite desta segunda-feira (12) que o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado relator do pedido de impeachment contra o também ministro da Corte Alexandre de Moraes.

– Caiu para o Kassio Nunes? – Respondeu Bolsonaro, antes de rir de outra decisão do STF.

– Eu não interfiro em lugar nenhum. Foi clara a decisão de um ministro do STF de abrir impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, e não contra quem possivelmente desviou recurso – disse ele, numa referência ao ministro Luís Roberto Barroso, que deu ordem ao Senado para abrir a CPI da Covid. Bolsonaro quer incluir prefeitos e governadores na investigação.

Nunes Marques foi o primeiro magistrado indicado pelo presidente para ocupar uma cadeira no STF. Nos primeiros seis meses no cargo, o ministro tomou decisões favoráveis às pautas do presidente, e estas provocaram mal-estar entre outros integrantes do Tribunal.

Ao conversar com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada nesta segunda, Bolsonaro também negou ter feito jogo de cena ao falar com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) pelo telefone, na noite de sábado. O diálogo foi gravado e divulgado pelo senador no dia seguinte. O presidente se mostrou surpreso e incomodado com a publicação do diálogo.

– Com que interesse eu ia aceitar uma gravação de um cara desses? […] Foi ele que ligou para mim. Em nenhum momento ele falou “tô gravando aqui”. Fiquei surpreendido. Acho que, no dia seguinte, ele ligou de novo para mim. Disse que estava fazendo uns cortes. Eu fiquei na minha – disse Bolsonaro.

Bolsonaro indicou que quer ver Kajuru processado pelo Conselho de Ética do Senado. Filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) moveu uma representação contra o parlamentar.

– Tem um Conselho de Ética para ele no Senado – disse Bolsonaro, desta vez com semblante fechado.

O eleitor afirmou, então, que está sendo construída “uma narrativa” segundo a qual o presidente sabia do áudio e autorizou sua publicação.

A polêmica levou o Cidadania, partido de Kajuru, a pedir a desfiliação do senador. Do contrário, Kajuru enfrentará processo de expulsão da legenda. O senador disse que pretende se filiar ao Podemos.

Mais tarde, nas redes sociais, o presidente voltou a criticar Kajuru e disse que ele contou “mais uma mentira” à rede CNN.

Em entrevista à emissora de TV, o senador disse que, no ano passado, Bolsonaro se recusou a receber o presidente da Pfizer para negociar a compra de vacinas contra a Covid-19 e deixou o executivo esperando por dez horas para uma agenda.

*Estadão

Leia também1 Cármen Lúcia pede que STF julgue queixa contra Bolsonaro
2 Pacheco descarta impeachment, por considerar "revanchismo"
3 Mourão faz alerta ao Judiciário sobre "limites" em interferências
4 Bolsonaro diz que decisão do STF sobre CPI "foi clara" contra ele
5 Cidadania vai convidar Jorge Kajuru a se retirar do partido

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.