Leia também:
X Filho de Huck e Angélica tem alta do hospital após acidente

Bolsonaro revoga decreto que flexibiliza porte de armas

Presidente também editou outros três novos decretos sobre o tema

Henrique Gimenes - 25/06/2019 16h22 | atualizado em 25/06/2019 19h15

Presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar o decreto de armas de fogo Foto: Carolina Antunes/PR

Nesta terça-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar o decreto que flexibilizou o porte de armas de fogo. A informação foi passada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, após uma reunião com senadores.

A medida ocorre após o Senado aprovar um parecer pela suspensão do decreto. O texto ainda precisaria ser votado pela Câmara dos Deputados antes de deixar de valer.

A decisão foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Além da revogação, Bolsonaro editou três novos decretos sobre o tema. São eles

  • Decreto 9.844 – regulamenta lei sobre sobre a aquisição, o cadastro, o registro, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munição e sobre o Sistema Nacional de Armas e o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas;
  • Decreto 9.845 – regulamenta lei sobre a aquisição, o cadastro, o registro e a posse de armas de fogo e de munição;
  • Decreto 9.846 – regulamenta lei sobre o registro, o cadastro e a aquisição de armas e de munições por caçadores, colecionadores e atiradores.

DECRETOS REVOGADOS
A primeira versão do texto foi assinada no dia 7 de maio. O decreto flexibilizava o porte de armas de fogo para caçadores, atiradores esportivos, colecionadores, políticos, advogados, oficiais de Justiça, residentes em área rural e outros. Além disso, também alterava regras para o transporte de armas e munição.

Após críticas, Bolsonaro decidiu editar um novo texto no dia 22 de maio. Entre as mudanças estava o veto ao porte de determinadas armas para o cidadão comum e novas regras para a prática de tiros por menores.

Leia também1 Bolsonaro fala em vetar lista para agências reguladoras
2 Maia: "Congresso não quer tirar poderes de Bolsonaro"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.