Leia também:
X ‘Não aceitarei que imponham segregação com verba federal’

Bolsonaro repudia “boicote” a Mendonça: “O problema sou eu”

Presidente criticou Davi Alcolumbre por demora na sabatina do indicado ao STF

Gabriela Doria - 09/11/2021 17h19 | atualizado em 09/11/2021 17h28

André Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no STF Foto: PR/Isac Nóbrega

O presidente Jair Bolsonaro voltou a comentar, nesta terça-feira (9), sobre a demora na aprovação de André Mendonça para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Mais de três meses após indicar o ex-ministro e ex-advogado-geral da União para o cargo, Bolsonaro considerou que “o grande problema” que impede a sabatina do aliado é o fato de ele ter sido o responsável por escolher Mendonça.

Em entrevista ao Jornal da Cidade Online, o presidente também citou o perfil de Mendonça como um fator de resistência para sua aprovação.

– É muito importante uma vaga para o Supremo Tribunal Federal. Queria que as pessoas que estão contra o André falassem que estão contra por algum motivo. Não têm [motivo]. Estão contra pela independência dele. Talvez pela sua religiosidade, talvez por que o voto dele não seja o que eles gostariam que fosse – afirmou.

Em seguida, Bolsonaro disse que o “problema disso tudo” era ele mesmo.

– E o grande problema disso tudo sou eu. Não é o André. Sou eu. Se eu for reeleito, vou botar mais dois com o perfil parecido com o [do] André. Não quer dizer que [o perfil] seja evangélico. O compromisso com evangélico eu estou pagando agora e me sinto muito bem – declarou.

O presidente também citou diretamente o senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e responsável pela demora na sabatina de Mendonça. Para Bolsonaro, Alcolumbre “quer outro nome” para a vaga.

Na mesma entrevista, Bolsonaro disse que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Acolumbre (DEM-AP), não coloca a indicação em votação porque “quer outro nome”. O presidente disse, contudo, que não irá desistir de Mendonça.

— Agora indiquei um, que é um compromisso meu, um evangélico. Está dando para quatro meses que não entra na pauta para a sabatina. O que está acontecendo? O presidente da Comissão de Constituição e Justiça não é simpático a esse nome. E como ele não é simpático a esse nome, ele quer outro nome. Agora, eu não tenho como fugir do nome do André – finalizou.

Leia também1 'Não aceitarei que imponham segregação com verba federal'
2 Omar Aziz ataca Bolsonaro: 'Por onde passa, vai lançando fezes'
3 Rede vai ao STF contra "ato" de Frias sobre passaporte de vacina
4 Solto, Daniel Silveira deve ajudar a aprovar a PEC dos Precatórios
5 Vice da Câmara 'ameaça' sair do PL caso Bolsonaro se filie

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.