Leia também:
X Mãe de Isabella Nardoni envia mensagens ao pai de Henry

Bolsonaro reconduz Sérgio Banhos como ministro do TSE

Ministro é o primeiro dos dois nomes que Bolsonaro escolherá para o TSE neste ano

Pleno.News - 13/04/2021 14h25 | atualizado em 13/04/2021 15h15

Ministro Sergio Banhos foi reconduzido ao cargo por Bolsonaro Foto: TSE/Carlos Moura

O presidente Jair Bolsonaro reconduziu Sérgio Banhos ao cargo de juiz titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por mais dois anos.

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (13), a recondução do ministro jurista era uma tendência natural. Banhos é o primeiro dos dois nomes que Bolsonaro escolherá para o TSE neste ano. A expectativa agora se volta para a vaga que será aberta na corte eleitoral no próximo mês, com a saída do ministro Tarcísio Vieira.

Banhos integra a corte desde abril de 2019, quando foi nomeado por Bolsonaro para ocupar vaga aberta com o término do primeiro mandato do ministro Admar Gonzaga Neto.

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete ministros titulares. Três são ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois da classe dos advogados – estes são nomeados pelo presidente da República com base nas listas tríplices encaminhadas pelo STF.

As indicações para a corte eleitoral se dão poucos meses após Bolsonaro voltar criticar o sistema eleitoral brasileiro. Em janeiro, o presidente disse que, se não houver voto impresso em 2022, o Brasil pode ter um “problema pior” do que o registrado nos EUA. Em janeiro, um protesto por lá culminou na invasão do Capitólio e terminou com quatro mortos e 52 presos.

Há pouco mais de um ano, Bolsonaro também disse que houve “fraude” na eleição presidencial brasileira de 2018 e afirmou ter provas de que venceu no primeiro turno.

*Estadão

Leia também1 Mãe de Isabella Nardoni envia mensagens ao pai de Henry
2 Pfizer nega fala de Kajuru sobre "chá de cadeira" de Bolsonaro
3 Com 1 mês de internação, estado de Paulo Gustavo ainda é crítico
4 Vacinado contra a Covid, Stênio Garcia testa positivo
5 Mãe de Henry, Monique relatou ter sido agredida por Dr. Jairinho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.