Bolsonaro sobrevoa a cidade de Petrópolis após fortes chuvas
Presidente veio direto para o Rio de Janeiro após viagem à Europa
Paulo Moura - 18/02/2022 10h44 | atualizado em 18/02/2022 11h32
O presidente Jair Bolsonaro chegou por volta das 10h desta sexta-feira (18) a Petrópolis, cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro que foi afetada por fortes chuvas na terça-feira (15), acarretando mais de 100 mortes. No município, o líder realizou um sobrevoo nas áreas afetadas, e, na sequência, Bolsonaro deu uma declaração à imprensa.
Logo após as chuvas, ainda durante viagem à Rússia, Bolsonaro já havia acionado ministros para que o governo federal prestasse auxílio às vítimas do temporal na Região Serrana do Rio de Janeiro. Já nesta quinta-feira (17), o Ministério do Desenvolvimento Regional autorizou o empenho e a transferência de recursos, um montante total de R$ 2,331 milhões, para Petrópolis.
Além disso, o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu oficialmente, nesta quinta-feira (17), o estado de calamidade pública na cidade. A decretação da medida era importante para que Petrópolis pudesse solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atender a população afetada.
Após a publicação do decreto de calamidade, os trabalhadores também adquiriram o direito de sacar 100% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente do desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.
Leia também1 Governo federal libera repasse de R$ 2,3 milhões para Petrópolis
2 Bolsonaro deixa Budapeste, na Hungria, e segue para o RJ
3 Governo federal decreta estado de calamidade em Petrópolis
4 Petrópolis: Emocionado, Cláudio Castro conforta moradores
5 RJ: 50 anos depois, neta morre como avó, vítima das chuvas