Leia também:
X Weintraub critica Macron: “É apenas um oportunista”

Bolsonaro questiona interesse de Macron em ajudar Brasil

Presidente francês afirmou que vai apoiar financeiramente combate a incêndios

Paulo Moura - 26/08/2019 09h48

Presidente Jair Bolsonaro questionou ajuda de países ricos Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro questionou na manhã desta segunda-feira (26), o interesse do presidente da França, Emmanuel Macron, em auxiliar as ações de combate às queimadas na região amazônica. Bolsonaro fez a indagação durante uma fala na saída do Palácio da Alvorada.

Na reunião de cúpula do G7, reunida no último fim de semana na França, Macron declarou que o grupo concordou em ajudar os países atingidos pelas queimadas na Amazônia. Os líderes dos países vão providenciar 20 milhões de dólares (cerca de R$ 82,4 milhões) de ajuda emergencial. A maior parte do dinheiro será destinada ao envio de aviões Canadair de combate a incêndios, anunciou a presidência francesa, segundo a agência France Press.

Bolsonaro comentou nesta segunda a ajuda anunciada por Macron. E questionou quais seriam os motivos de uma ajuda promovida ao Brasil sem qualquer retorno. – Será que alguém ajuda alguém, a não ser uma pessoa pobre, né, sem retorno? O que que eles querem lá há tanto tempo? – questionou Bolsonaro.

O presidente disse nesta segunda que conversou com líderes excepcionais sobre a situação na Amazônia e afirmou que não falou com lideranças estrangeiras que desejam continuar “tutelando” o Brasil.

– Vinte e quatro horas por dia eu trabalhei, conversei com vários líderes de países, líderes excepcionais, que querem realmente colaborar com o Brasil. Não conversei com aqueles outros, que querem continuar nos tutelando – declarou.

Leia também1 Weintraub critica Macron: "É apenas um oportunista"
2 Dallagnol rebate acusações sobre ligações com a esquerda
3 Salles quer que os franceses paguem o que devem ao Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.