Leia também:
X Prefeita eleita em Bauru é alvo de ataques por ser evangélica

Bolsonaro promete rever decreto que restringe apps de ônibus

Presidente prometeu analisar medida de 1998 que pode impedir atuação de aplicativos de transporte rodoviário

Pleno.News - 02/12/2020 14h03

Buser é o aplicativo de ônibus mais conhecido atualmente Foto: Divulgação

O embate entre fretadores e aplicativos de transporte rodoviário, como o Buser, versus as companhias regulares ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (2). Uma comitiva formada por proprietários de pequenas e médias empresas de ônibus que oferecem fretamento colaborativo de viagens foi recebida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

No encontro, o presidente prometeu analisar a revogação do decreto 2521/1998 que determina o chamado “circuito fechado” (venda de viagens de ida e volta obrigatória para o mesmo grupo de passageiros no fretamento). A briga é longa e hoje o Buser está impedido de operar no Sul do País.

– Se o decreto estiver irregular eu revogo hoje ainda – disse o presidente aos presentes.

Bolsonaro fez, na sequência, uma chamada de vídeo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e ao colocá-lo em contato com os líderes da manifestação, afirmou que precisavam estar perfeitamente sintonizados para tomar a decisão.

O grupo promove uma manifestação na manhã desta quarta-feira, em Brasília. Salomão de Souza Fernandes, representante do sindicatos de pequenos e médios fretadores do Pará, disse que “a manifestação é um apelo aos Três Poderes pela modernização das regras do setor de transportes”. Segundo ele, as regras atuais beneficiam as empresas tradicionais de ônibus.

Os manifestantes buscam ainda agendas com a Secretaria Nacional de Transportes Terrestres e com a Agência Nacional do setor (ANTT), e já têm agendas confirmadas com o Ministério do Turismo e com o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, além de parlamentares.

Uma consulta pública na Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), fechada no último dia 30, tem tirado o sono de companhias como a Buser, que oferecem serviço de transporte em ônibus via aplicativos. A agência debate uma portaria que trata da regulamentação da prestação do serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros sob o regime de fretamento.

De um lado, companhias prestadoras de serviço regular alegam que os aplicativos representam uma concorrência desleal. Do outro, representantes das entrantes dizem que o modelo hoje inviabilizaria totalmente o negócio dentro do Estado e seria um mero protecionismo.

*Estadão

Leia também1 Eduardo Paes prega diálogo com Bolsonaro e governo do RJ
2 Janaina defende Bolsonaro: "Ele não tem sido tão anticiência"
3 Toffoli suspende decreto do MEC sobre educação especial
4 Bolsonaro se reúne com líder do Paraguai: "Casamento perfeito"
5 Votação no STF sobre vacinação obrigatória acontecerá no dia 11

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.