Leia também:
X “O que me conforta é não ter comunista na minha cadeira”

Bolsonaro promete falar “verdades” em seu discurso na ONU

Presidente fará discurso de abertura no encontro mundial de líderes

Gabriela Doria - 17/09/2021 14h39 | atualizado em 17/09/2021 15h23

Presidente Jair Bolsonaro promete falar “verdades” na ONU Foto: PR/Alan Santos

A poucos dias da viagem para Nova Iorque, nos Estados Unidos, para a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores que fará um discurso com “verdades” para o mundo. A declaração foi feita nesta sexta-feira (17), durante o lançamento de um projeto para revitalizar bacias hidrográficas em Arinos, em Minas Gerais.

Tradicionalmente, as assembleias-gerais da ONU são abertas pelos presidentes brasileiros.

– Na próxima terça-feira estarei na ONU, podem ter certeza que teremos verdades e teremos a realidade sobre o que é Brasil e o que representamos verdadeiramente para o mundo – disse.

Mais cedo, Bolsonaro fez mistério ao ser questionado sobre quais temas abordaria em seu discurso. Ele afirmou que não revelaria os assuntos porque a “imprensa iria distorcer”.

Ainda assim, espera-se que o presidente comente sobre o marco temporal das terras indígenas, em votação no Supremo Tribunal Federal. Na avaliação do governo, o cenário se tornará preocupante se o STF decidir altera o marco temporal na demarcação de terras indígenas.

Na última quarta-feira (15), Bolsonaro chegou a citar a possibilidade do aumento da inflação e até mesmo um desabastecimento global de alimentos se a demanda dos indígenas for levada adiante.

– A gente pede a Deus que logo mais o nosso Supremo Tribunal Federal não altere o marco temporal. Se isso vier a acontecer, porque é uma pressão externa muito grande, mas o pessoal lá, de fora, não sabe as consequências disso aí. Hoje, o Brasil tem a sua segurança alimentar. Mas muitos outros países dependem do que nós produzimos para que eles lá fora tenham a sua segurança alimentar também – disse o presidente.

*AE

Leia também1 ONU muda regras, e Bolsonaro poderá abrir Assembleia-Geral
2 "O que me conforta é não ter comunista na minha cadeira"
3 PDT convida Datena para ser vice de Ciro Gomes em 2022
4 Projeto de Carlos obriga atletas a competir segundo sexo biológico
5 Justiça proíbe União de "atentar contra honra" de Paulo Freire

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.