Leia também:
X Flávio B. critica o TSE: “Não se preocupam com democracia”

Bolsonaro pretende levar Moraes a Cortes internacionais

Auxiliares do presidente estão preparando denúncias contra o ministro do STF

Monique Mello - 18/05/2022 16h56 | atualizado em 18/05/2022 17h28

Alexandre de Moraes está na “mira” do presidente Jair Bolsonaro Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Após acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo uma investigação contra Alexandre de Moraes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende denunciar o ministro em cortes internacionais.

O chefe do Executivo pediu a auxiliares que preparassem relatórios com o que considera excessos cometidos pelo ministro do STF no inquérito das fake news e outras ações contra o presidente. As informações são de Igor Gadelha, do Metrópoles.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos, que tem sede em San Jose, na Costa Rica, é um dos tribunais internacionais em que Bolsonaro quer denunciar Moraes. O líder do país foi orientado a tomar a medida após esgotar todas as instâncias internas em que fosse possível ir contra o ministro.

Nesta quarta-feira (18), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de investigação que Bolsonaro apresentou à Corte. Na decisão, Toffoli afirmou que os argumentos narrados no pedido do presidente “evidentemente não constituem crime e que não há justa causa para o prosseguimento do feito”.

O ministro ainda ressaltou que a maioria dos pontos trazidos pelo presidente devem ser apresentados como defesa nos inquéritos aos quais Bolsonaro responde.

Após a negativa do SF, o chefe do Executivo decidiu recorrer à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo uma investigação contra Moraes tendo como base a mesma ação enviada ao Supremo.

Leia também1 Bolsonaro aciona a PGR contra o ministro Alexandre de Moraes
2 Flávio B. critica o TSE: "Não se preocupam com democracia"
3 No DF, Bolsonaro tem vantagem tanto no 1º quanto no 2º turno
4 Luiz Fux nega que STF invada atribuições dos outros Poderes
5 Cúpula do PSDB pressiona Doria para desistir de candidatura

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.