Leia também:
X Na ONU, Jair Bolsonaro exalta manifestações do 7 de Setembro

Bolsonaro: “Pesquisas não valem nada, ganharemos no 1º turno”

Presidente tratou do assunto ao deixar hotel em Nova Iorque a caminho da Assembleia da ONU

Pleno.News - 20/09/2022 12h23 | atualizado em 20/09/2022 14h42

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), voltou a criticar as pesquisas eleitorais para a corrida presidencial no Brasil, ao deixar o hotel em que está hospedado, em Nova Iorque, para se dirigir à 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Ao comentar sobre sua expectativa quanto ao primeiro turno da disputa, disse que o que tem sentido é que o povo está ao seu lado.

– Essas pesquisas não valem de nada… Se você acredita em pesquisas, não vou falar contigo. Não vou falar em hipóteses. Vamos ganhar no primeiro turno – emendou, ao ser questionado sobre a possibilidade de ter de deixar o cargo caso perca as eleições.

Sobre o seu discurso na ONU, Bolsonaro afirmou que falaria sobre a economia brasileira, que está em uma situação “bem mais tranquila” que o mundo, e mencionará a potência energética e de agronegócios que é o país. Ele disse ainda que os assaltos a bancos caíram pela metade em seu governo, que a violência caiu “bastante” e que o desemprego no Brasil baixou.

Bolsonaro deixou o hotel em que está hospedado, na região de Midtown, em Manhattan, por volta de 8h50, para se dirigir à 77ª Assembleia Geral da ONU. Primeiro, saiu caminhando, acompanhado pela segurança, apoiadores e a imprensa, mas depois entrou em um carro nas proximidades.

Ele chegou ao local por volta das 9h10. Um grupo de mais de 40 apoiadores aguardava por Bolsonaro na porta do hotel e foi para a entrada da ONU para recepcioná-lo.

O presidente brasileiro desembarcou na segunda-feira (19), à noite, em Nova Iorque. Ele chegou no hotel por volta das 21 horas, cumprimentou apoiadores no local, mas não falou com a imprensa, na ocasião.

Bolsonaro é o primeiro chefe de Estado a discursar na Assembleia Geral da ONU. É a quarta vez que o presidente brasileiro participa do encontro de chefes de Estado. Em seus discursos anteriores, defendeu pautas de costume e a política ambiental de seu governo.

Primeira vez que os líderes globais se reúnem desde o início da guerra na Ucrânia, a Assembleia Geral da ONU tem como tema Um momento divisor de águas: soluções transformadoras para desafios interconectados e deve reunir cerca de 130 chefes de Estado.

O discurso do presidente brasileiro está agendado para começar por volta das 10h40. Depois, Bolsonaro terá reuniões bilaterais com os presidentes da Polônia e do Equador. Não está previsto nenhum encontro com líderes mundiais, conforme a agenda divulgada pelo Itamaraty.

O presidente tem ainda um almoço privado na churrascaria brasileira Fogo de Chão, na unidade próxima ao hotel em que está hospedado, e participa de uma videoconferência com empresários do setor de supermercado, de Campinas, São Paulo.

Seu retorno a Brasília está previsto para as 17 horas desta terça (20), conforme a agenda divulgada pelo Planalto.

*AE

Leia também1 Na ONU, Jair Bolsonaro exalta manifestações do 7 de Setembro
2 ONU: Bolsonaro cita corrupção petista e condenações de Lula
3 Paulo Guedes aponta: 'A América Latina está desmanchando'
4 Flávio avalia que "risco de fraude na eleição agora é quase zero"
5 Cármen Lúcia manda remover site com ataques a Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.