Leia também:
X Bolsonaro sobre facada: “Caso é mais fácil que o da Marielle”

Bolsonaro pede projeto de lei que proíbe ideologia de gênero

Presidente afirmou que a competência para legislar sobre o assunto é federal

Mayara Macedo - 03/09/2019 12h54

Bolsonaro quer poribir ideologia de gênero no Ensino Fundamental Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (3), ter determinado ao Ministério da Educação que redija um projeto de lei para proibir a abordagem de questões de gênero nas escolas de ensino fundamental.

Segundo Bolsonaro, a medida ocorre após uma manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a quem cabe legislar sobre o tema. O anúncio foi feito por meio das redes sociais.

– Na questão IDEOLOGIA DE GÊNERO, o AGU não se manifesta contrário ou favorável à mesma, mas sim sobre a quem compete legislar sobre o assunto, neste caso a competência é FEDERAL. Determinei ao MEC, tendo em vista o princípio da proteção integral da criança e do adolescente, previsto na Constituição Federal, preparar Projeto de Lei que proíba ideologia de gênero no ensino fundamental – escreveu.

A expressão ideologia de gênero não é reconhecida no mundo acadêmico e normalmente é usada por grupos conservadores contrários às discussões sobre diversidade sexual e de identidade de gênero.

Bolsonaro faz uso frequente do conceito para criticar governos de esquerda e políticas educacionais que estariam, na visão dele, desviando da concepção tradicional cristã da família, composta por um homem e uma mulher.

A teoria de gênero, reconhecida academicamente, estabelece que gênero e orientação sexual são construções sociais, e não apenas determinações biológicas. Já para segmentos da direita, a ideologia de gênero é um ataque ao conceito tradicional de família.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro promete vetos à Lei de Abuso de Autoridade
2 Lei Ana Hickmann deve ser pautada no Senado Federal
3 MPF rejeita uso de mensagens vazadas em processo de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.