Leia também:
X Pedreiro que estuprou e matou evangélica usava calcinhas

Bolsonaro pede para diplomatas mostrarem inflação fora do país

Presidente disse que pediu que embaixadores visitem mercados para mostrar a situação da inflação e do desabastecimento no exterior

Paulo Moura - 08/10/2021 07h40 | atualizado em 08/10/2021 10h06

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Alan Santos

O presidente Jair Bolsonaro declarou que pediu que embaixadores brasileiros nos Estados Unidos e na Europa visitem mercados para “mostrar o que está acontecendo” nos países onde atuam. Segundo a declaração do chefe do Executivo, feita na quinta-feira (7), há inflação e desabastecimento em outras nações.

– Pedi agora [a] uma pessoa nossa que trabalha nos Estados Unidos, [no] Itamaraty, né, [para] ir aos mercados, bem como [a] alguns embaixadores na Europa também, [para] mostrar o que está acontecendo [ali]. Lá não é apenas inflação, está havendo desabastecimento – declarou Bolsonaro, em evento no Palácio do Planalto.

De acordo com o presidente, a inflação tem sido um problema generalizado, causado pela pandemia. O líder também já afirmou que o país poderá ter problemas de abastecimento por causa da falta de fertilizantes produzidos na China, que podem afetar a produção agrícola brasileira.

– Agora temos outros problemas. Eu vou avisar um ano antes: fertilizantes. Por questão de crise energética, a China começa a produzir menos fertilizantes. Já aumentou de preço e vai aumentar mais, e vai faltar. A cada cinco pratos de comida no mundo, um sai do Brasil. Vamos ter problemas de desabastecimento ano que vem – afirmou.

Como forma de tentar solucionar o risco de desabastecimento, Bolsonaro afirmou que o governo prepara desde março um Plano Emergencial de Fertilizantes. O responsável pela elaboração foi o almirante Flávio Rocha, secretário especial de Assuntos Estratégicos. Segundo o presidente, o documento deve ser entregue no próximo mês.

Leia também1 Pedreiro que estuprou e matou evangélica usava calcinhas
2 Bolsonaro defende flexibilização de normas trabalhistas
3 Projeto oferece bolsa de R$ 600 para mulheres trans e travestis
4 'Senadores deveriam indenizar o Brasil por recursos gastos na CPI'
5 'Lógico que ampliamos nossa rede com o Telegram. Não tem censura'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.