Leia também:
X STF autoriza investigação sobre acusações de Moro

Bolsonaro nomeia Mendonça na Justiça e Ramagem na PF

Decreto com a decisão sobre os dois cargos foi publicado na madrugada desta terça

Paulo Moura - 28/04/2020 07h58 | atualizado em 28/04/2020 08h01

André Mendonça e Alexandre Ramagem Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro oficializou na madrugada desta terça-feira (28), as nomeações de André Mendonça para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública e de Alexandre Ramagem para a função de diretor-geral da Polícia Federal (PF). Os decretos foram publicados na edição de terça do Diário Oficial da União (DOU).

Com isso, Mendonça foi automaticamente exonerado do cargo de advogado-geral da União, sendo substituído por José Levi Mello do Amaral Junior. Já Ramagem deixa a função de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

As substituições aconteceram após o ex-diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, ser exonerado na última sexta-feira (24) e o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, pedir exoneração no mesmo dia em razão da decisão do presidente de substituir o gestor da PF.

André Mendonça é pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília, e antes de ocupar o cargo de ministro da AGU, atuou como corregedor-geral do órgão, entre 2016 e 2018.

Ramagem, por sua vez, é delegado da PF desde 2005 e foi o responsável pela segurança de Bolsonaro durante a campanha eleitoral após o presidente ter sido vítima de uma facada em Minas Gerais. Na PF, ele também atuou na coordenação de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Leia também1 Bolsonaro usa a Bíblia para mandar recado a desafetos
2 André Mendonça é convidado por Bolsonaro para a Justiça
3 Bolsonaro sobre novo ministro da Justiça: "Surpresa positiva"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.