Bolsonaro nega liderança de Raoni: “Não fala pelos índios”
Cacique indígena tornou-se aliado de Emmanuel Macron
Gabriela Doria - 26/09/2019 12h24 | atualizado em 26/09/2019 13h12

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou as críticas ao cacique Raoni Metuktire, da etnia caiapó. Ao sair do Palácio da Alvorada, na manhã desta quarta-feira (26), Bolsonaro afirmou que Raoni “não fala pelos índios”.
– Raoni fala outra língua. Não fala a nossa língua. É uma pessoa que está com uma idade avançada, vamos respeitá-lo com cidadão. Mas ele não fala pelos índios. Cada tribo tem um cacique – apontou.
Bolsonaro também comentou sobre a ida da indígena Ysani Kalapalo à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, nesta semana, que aconteceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
– Levei uma índia lá [na Assembleia Geral da ONU], a Ysani Kalapalo, e não existe mais o monopólio do Raoni – declarou.
A crítica de Bolsonaro surge um dia após o cacique Raoni afirmar que o presidente “não é liderança e tem que sair [do governo]”. Recentemente, Raoni foi à França a convite do presidente Emmanuel Macron para falar sobre a Amazônia, região de interesse estrangeiro e que está sob intensos incêndios.
Leia também1 Liderança indígena garante: "Este governo nos deu voz"
2 Índia que esteve na ONU sobre ONGs: "Bando de filho da p*"
3 Zé de Abreu ofende Bolsonaro por usar colar indígena em NY