Bolsonaro não participou de tentativa de golpe, diz advogado
Defesa do ex-presidente disse que vai pedir o julgamento da denúncia no plenário do STF
Henrique Gimenes - 20/02/2025 19h21 | atualizado em 21/02/2025 11h35
Nesta quinta-feira (20), o advogado Celso Vilardi, que defende o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no processo que investiga uma suposta tentativa de golpe, afirmou que o líder da direita brasileira não participou desses atos. Em entrevista à GloboNews, o advogado disse que essa será a principal linha de defesa.
Nesta semana, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Bolsonaro pelos crimes de organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.
Ao comentar a denúncia, Vilardi a chamou de inconsistente.
– Hoje, nós temos uma denúncia proposta, e a principal linha de defesa, evidentemente, será demonstrar a não participação do [então] presidente Bolsonaro nos fatos descritos na denúncia. Acho que essa é a principal linha, pela própria inconsistência da denúncia – apontou.
Durante a entrevista, o advogado também disse que pedirá para o caso ser julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), composto pelos 11 ministros, e não pela Primeira Turma da Corte, com apenas cinco magistrados.
– Como pode se fazer um julgamento na turma? Nós temos uma regra. (…) Eu estou estudando a forma de pedir [para ser julgado no plenário], mas existe uma norma constitucional para julgamento de presidente da República – afirmou.
Leia também1 Jornalista americana diz que Brigitte Macron é um homem
2 Gleisi diz que Bolsonaro "se faz de vítima" e tenta "culpar os outros"
3 Especialista: Harmonização facial não é sinônimo de exagero
4 Lula quer forjar culpados por alta dos combustíveis, diz Estadão
5 Mulher tem mal súbito e morre durante exercício em academia