Leia também:
X Pablo Marçal declara ao TSE patrimônio de R$ 16,9 milhões

Bolsonaro: “Não foi fácil lutar contra o lobby dos combustíveis”

Presidente ressaltou a importância da venda direta de etanol, que é quando a negociação é feita entre produtores e comerciantes, sem passar por distribuidores

Pleno.News - 02/08/2022 07h30 | atualizado em 02/08/2022 11h40

Bolsonaro durante discurso no Planalto Foto: PR/Alan Santos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta segunda-feira (1°), que “não foi fácil” lutar contra o que ele chamou de lobby dos combustíveis. Em conversa com apoiadores, o presidente disse que uma das coisas que ajudaram a reduzir o preço do etanol, por exemplo, foi a chamada venda direta – negociação feita entre produtores e comerciantes, sem passar por distribuidores.

– O usineiro viajava 200, 300, 400, 500 quilômetros até uma distribuidora e depois voltava para casa. Não foi fácil a gente botar um ponto final no lobby das distribuidoras – destacou.

Com apoio da base governista e também da oposição, o Congresso aprovou em junho a criação de um teto de 17% para o ICMS – imposto cobrado nos estados – sobre combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e telecomunicações. Com a lei em vigor, o preço da gasolina, por exemplo, caiu nos postos.

No entanto, alguns estados, como São Paulo e Piauí, conseguiram neste domingo (3) uma liminar no Supremo Tribunal Federal que permite a compensação imediata das perdas de arrecadação com o corte nas alíquotas do ICMS, por meio do abatimento da dívida com a União. A perspectiva de queda nas receitas fez com que os estados tentassem impedir no Congresso a aprovação do teto.

Também em junho, o Legislativo aprovou a autorização para produtores e importadores de etanol venderem diretamente aos postos de combustíveis. Além de liberar a venda direta de etanol, a lei também fez ajustes na tributação de PIS/Pasep sobre a cadeia de produção e de comercialização de etanol hidratado combustível.

*AE

Leia também1 Drones mataram sucessor de Bin Laden na Al-Qaeda, dizem EUA
2 Pablo Marçal declara ao TSE patrimônio de R$ 16,9 milhões
3 Jair Bolsonaro rebate humorista do Porta dos Fundos
4 Rússia põe em dúvida proposta dos EUA para tratado nuclear
5 Família abre caixão e encontra serragem no lugar de corpo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.