Leia também:
X Flordelis aponta filha como mandante da morte de Anderson

Bolsonaro: ‘Na questão de vacinas temos problemas no mundo todo’

Presidente ressaltou que "daqui a dois ou três meses vamos começar a fabricar a vacina nossa no Brasil"

Henrique Gimenes - 25/03/2021 19h50 | atualizado em 25/03/2021 20h24

Presidente Jair Bolsonaro em sua live semanal Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a aquisição de vacinas contra a Covid-19 no mundo e apontou que o mundo todo está enfrentando dificuldades. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, ele disse reconhecer a pressa na questão dos imunizantes, mas lembrou que não é só o Brasil que tem problemas com a doença.

– Parece que só o Brasil é que tem problemas com a Covid-19. Muita gente pede pressa e reconhecemos isso aí (…) Na questão de vacinas temos problemas no mundo todo. Olha a imprensa: Japão sofre lentidão em vacinação contra a Covid-19 por falta de vacinas e seringas. O que não faltou no Brasil está faltando no Japão – apontou.

Ele então falou sobre outros países que enfrentam dificuldades e apontou que o Brasil está recebendo doses de imunizantes por acordos firmados “lá atrás”.

– “Com atraso nas vacinas, a Itália fechará lojas. Vacinação em Portugal enfrenta lentidão. Problemas que explicam porque a União Europeia está atrasada na imunização”. Problemas vários países têm. Não é uma exclusividade do Brasil. Porque não é atraso, é a quantidade de vacina. O mundo todo quer. Alguns acham que comprar vacina é pegar uma avião aqui, ir lá fora, botar pra dentro e vir para cá. Não é assim. Não tem vacina dessa forma disponível no mercado. Isso vem de projetos e acordos que fizemos lá atrás e estão chegando aqui agora – ressaltou.

Por fim, ele lembrou que o Brasil deve passar a fabricar o IFA em cerca de três meses e as vacinas contra a Covid-19 devem passar a serem fabricadas inteiramente no país.

– Então vai chegar 10 milhões por semana. E daqui a três meses, aproximadamente, o Brasil deve começar a fabricar a vacina no Brasil. A fabricar desde o início dela, o IFA. E isso teve início com uma Medida Provisória (MP) que foi assinada por mim em setembro do ano passado (…) Daqui a dois ou três meses vamos começar a fabricar a vacina nossa no Brasil (…) Então o Brasil será o quinto país que terá capacidade de fabricar uma vacina própria – destacou.

Leia também1 Senadores pedem mudanças nas Relações Exteriores, diz Pacheco
2 MBL pede a candidatura de Moro, Gentili, Mandetta e Amoêdo
3 Bia Kicis "enquadra" deputado petista que chamou Bolsonaro de Genocida em sessão da CCJ
4 Médico convidado por Queiroga para protocolo é anticloroquina
5 Lira manda 'recado' a Bolsonaro e fala em "sinal amarelo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.